A importância de dízimos e ofertas

Publicada em 31/03/22 às 05:58h - 1951 visualizações

Graça e paz meus irmãos. A importância de dízimos e ofertas.

Também sobre nós pusemos preceitos, impondo-nos cada ano a (terça parte de um siclo), para o ministério da casa do nosso Deus; Para os pães da proposição, para a contínua oferta de alimentos, e para o contínuo holocausto dos sábados, das luas novas, para as festas solenes, para as coisas sagradas, e para os sacrifícios pelo pecado, para expiação de Israel, e para toda a obra da casa do nosso Deus. Neemias 10:32-33.

1 siclo equivaleria a 11,4 gramas do metal:  a terça parte de um siclo, para a obra da casa de nosso Deus (vs 32) – A lei (Êxodo 30.11-12) exigia que cada indivíduo acima de vinte anos de idade pagasse meio shekel(siclo) ao santuário. Mas, em consequência da pobreza geral do povo, ocasionada pela guerra e pelo cativeiro, esse tributo foi reduzido a uma terceira parte de um shekel(siclo).

Mesmo em meio a pobreza Deus não deixou de falar sobre a oferta para o santuário. (Templo-Igreja-Comunidade). Como pastor nessa mensagem de hoje quero falar sobre o devorador do escritor Malaquias. Tudo o que possuímos é um empréstimo de Deus. Na realidade, tanto a colheita, como a renda monetária de cada indivíduo é um presente Divino. Na mordomia nada é nosso. Quando retemos o dizimo estamos roubando a Deus sim. Como seu pastor (IBPMG) tenho que te alertar sobre isso.

Existem muitos exemplos na Torá (AT) onde os judeus deram e ainda praticam o dar o seu maasser (dízimo), como com Avraham Abraão Bereshit Principio (Gênesis 14:20) e Yaácov (Jacó)(Bereshit Gênesis 28:22), bem como em Vayicrá (Levítico)27:30-31 e Devarim (Deuteronômio) 14:22, 14:28. E sobre a mitsvá de darmos 10% de nossas entradas aos Leviim (membros da tribo de Levi) Bamidbár (Números 18: 21,24) e outros 10% aos pobres da localidade (Devarim 26:12). Os judeus davam e ainda praticam 20% segundo a lei de seu Deus, que aliás é o nosso Deus Jesus Cristo.

As pragas ou maldições estão mais vivas do que nunca na vida do não dizimista 10% e ofertante fiel 10%. Isso não é impor mais sim advertir o porquê de tantos gastos com aquilo que não é pão e sim enfermidades, dividas que surgem, vendas que não são revertidas em lucro, perdas súbitas etc. Veja o que diz a Lei: Com isso, nenhuma praga ferirá o povo quando você o contar. Cada pessoa contada entregará uma pequena quantidade de prata como oferta sagrada ao Senhor. (O pagamento corresponderá a meio siclo, com base no siclo padrão do santuário, equivalente a doze gramas) Êxodo 30:12-13. Se você tem um pouco de discernimento, vai se perguntar: por que Deus se encarregaria de pedir que levassem ofertas ao templo e seus dízimos, sendo eles tão pobres, e ainda serem eles pessoas que estavam vindo de um cativeiro. Só uma resposta existe. Dizimo é um lei espiritual para quem deseja prosperidade, sair das dívidas, ter condição sustentável para si e seus familiares.

Quando lançamos o desafio desse ano sobre as primícias, quero lembrar sempre. (Se você não é dizimista, não adianta fazer esse desafio. Ou se você ainda tem o dinheiro como seu Deus também não terá prosperidade). Por que prosperidade não é trocar Deus pelas riquezas. Prosperidade é ter saciedade em tudo. E principalmente disposição para doar. Só tem essa disposição que é próspero em Deus. Então PRIMÍCIAS seria uma terça parte, alçada. Entende? Se não é isso, pare de trazer sua primícias. Esse desafio não é moeda de troca, é mais uma semente

Quem não é prospero, nem dizimista nem ofertante, vai sempre lançar no reino espiritual a palavra maldita no conceito de prosperidade. (Ohhh não tenho, não posso, a coisa está feia esse mês, pra mim não dá, vamos orar etc.). Na verdade sempre esteve, e não vai mudar com um campanha das primícias, nem com um dizimo que dará quando você quiser. Seja fiel no pouco e sobre o muito Deus te coloca (Lc16.10). Quem crê receba, que não crê faça como acredita ser.

Um exemplo bem simples: Na vida com Deus você não consegue santidade e sucesso com Ele, vivendo no mundo e na igreja (presença de Deus), assim também na sua prosperidade financeira não conseguira administrar se não for fiel ao que a bíblia ensina.

Ainda que alguém diga: Isso é do AT. Muitas das bênçãos hoje pronunciadas pelos crentes é de escritos do antigo testamento. Ai quer dizer que quando é em benefício próprio serve o AT. Quando é em benefício do templo, igreja, comunidade, não serve o AT. Isso é bem do brasileiro não acha?

Não atraímos prosperidade de Deus ajuntando sobras, restos, fazendo um amontoado de coisas velhas, nem presenteando pessoas com o que não nos serve mais, comece como esse povo, fazendo tudo novo, conforme manda a Palavra de Deus.

Deus abençoe. Até logo mais à noite, onde falaremos daquilo que quase ninguém que diz servir a Deus gosta de falar quando se fala para ajuda na casa de Deus. (Dinheiro).

וְאָ֣הַבְתָּ֔ אֵ֖ת יְהוָ֣ה אֱלֹהֶ֑יךָ בְּכָל־ לְבָבְךָ֥ וּבְכָל־ נַפְשְׁךָ֖ וּבְכָל־ מְאֹדֶֽךָ׃

Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

Amarás pois o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder. = (posses ou que possui) pois qual é o poder humano nessa terra senão suas posses ou o que possui.

(ARC) - 1969 - Almeida Revisada e Corrigida

Pr. Adélcio Ferreira - IBPMG