Seja bem vindo ao nosso site WebTv Batista da Provisão - WebTv Batista da Provisão.

WebTv Batista da Provisão
Estudos Bíblicos

Compaixão de Deus, e a ira de Jonas. Entenda.

Publicada em 25/08/21 às 10:17h - 2052 visualizações

por WebTv Batista da Provisão


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: WebTv Batista da Provisão)

Respondendo à pergunta que nos fizeram acerca Jonas 4.11.

Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade? Jonas 4:11

No período helenístico e em outros períodos histórico e bíblicos posteriores nos oferecem através de leituras de livros em torno da bíblia que Ninus, é o possível fundador de Nínive. A Nínive histórica é mencionada por/em torno do século XVIII a. C. Estes Ninivitas por sua vez são conhecidos como guerreiros cruéis e possuidores de um centro de adoração a Ishtar (é uma antiga deusa mesopotâmica associada ao amor, ao erotismo, a fecundidade e a fertilidade. Sendo alvo de culto em todas as cidades sumérias, era especialmente devotada em Ur, que por sinal estudamos ontem para mensagem da noite), cujo seu (culto foi responsável pela antiga importância da cidade. A estátua da deusa foi enviada ao Egito no século XIV a.C., por ordens do rei de Mitani. A cidade de Nínive foi vassala do reino de Mitani até meados do século XIV a.C., quando os reis assírios de Assur a capturaram.

Quando a bíblia fala de compaixão com ímpio (NInive) torna-se inegável que Deus a tenha, pois enviou seu filho para morrer em nosso lugar. Isso todos nós somos alvos da compaixão e devemos exercer compaixão com todos sem exceção que não conhecem Deus, como os de NInive.

Agora quanto ao JUIZO, a bíblia também é muita clara. Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto. Salmos 89:14. Haverá um juízo, e um dia que não haverá compaixão, nem amor, somente a base do trono. Quem não tem Cristo será alvo de JUIZO. Quem se rebela contra Cristo não será tratado com compaixão, ainda que eu queira. Devemos saber separar bem. Jonas ficou irado pela conversão de pessoas ímpias, más, que não adoravam a Deus.

Samuel um profeta compassivo com os erros de Saul, foi reprendido por Deus e por sua justiça. Disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás pena de Saul, havendo-o eu rejeitado... Deus retirou de Saul sua compaixão e Saul tornou-se como um ímpio, e foi até consultar uma feiticeira, sendo ele um Hebreu da tribo de Benjamim. Um crente que retorna por sua rebeldia a consultar espíritos malignos.


Quanto as afirmações do Senhor nas parábolas, ele se dirigia aos Israelitas que rejeitaram a Cristo, (veio para os seus mais os seus não O receberam. João 1.11) e antes disso, primeiro ao próprio Deus que desejava instrui-los. Quando o profeta Samuel disse a Deus que tinha sido rejeitado, Deus disse a Samuel: O SENHOR Deus então lhe respondeu em seguida: “Atende, pois, a tudo o que este povo te pede, (porquanto não é a ti que eles rejeitam), mas sim a minha própria pessoa, porque não desejam mais que Eu reine sobre eles!! Samuel 8.7. O contexto das parábolas são fixos aos judeus. E nos servem de instrução contra religiosidade. (Religiosidade é ensinar e não praticar o que ensina)

Há dois contextos ai. Ímpios e crentes hebreus. Com ímpios compaixão. Com crentes rebeldes. Misericórdia / correção e ira são os escritos bíblicos. Trazer o Céu para o inferno nunca foi a pregação bíblica. E nem levar o inferno para o céu muito menos.

E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, (porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou. Hebreus 12:16-17).

Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. Hebreus 12:6-8

Existe dois caminhos, não depende de quem quer, e sim de quem Deus escolhe.

Como está escrito: "Amei Jacó, mas rejeitei Esaú". E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma! Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão". Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus. Pois a Escritura diz ao faraó: "Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra". Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer. Romanos 9:13-18

Mas o que tens a dizer se Deus suportou com muita longanimidade os vasos da ira, preparados para a destruição, porque desejava manifestar a sua ira e tornar conhecido seu poder. Rm 9.22

Temos que ter um cuidado muito grande em se falar dos atributos de Deus. Não conferir a Deus nossa maneira de ver seus atributos. Basta ler e explicar o que está escrito. Sem ACRESCER NOSSAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS A DEUS.

Pr. Adélcio Ferreira - IBP




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19/04/24 - Seitas e Heresias O ALCORÃO NA MATANÇA DOS INFIÉIS
19/04/24 - Seitas e Heresias CRENÇAS DO ISLAMISMO






Site WebTv Batista da Provisão
Visitas: 99245   Usuários Online: 1
Nosso Whatsapp (35)998983665
Copyright (c) 2024 - WebTv Batista da Provisão - IBP - MG / Aliançada com o Calvário

Seja bem vindo ao nosso site WebTv Batista da Provisão - WebTv Batista da Provisão!

Converse conosco pelo Whatsapp!