Unges a minha cabeça com óleo. Sl 23

Graça e paz. Um segredo pastoral de Davi em meio a sua metáfora no Salmo 23. ...unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Salmos 23:5b

No antigo Israel, os pastores usavam o óleo para três propósitos: repelir insetos, evitar conflitos, e curar machucados. Insetos apenas aborrecem as pessoas, mas podem matar as ovelhas, diz um pastor de ovelhas acerca desta situação que geralmente acomete os rebanhos no verão. O óleo na cabeça das ovelhas é um repelente natural, e as protege de seus mais terríveis inimigos.

Um pastor de ovelhas explica:

Em certas épocas do ano, grandes nuvens de moscas, mosquitos e outros insetos atacam os rebanhos. Além disso, as ovelhas ficam doentes por causa de piolhos e carrapatos. Estes insetos atacam especialmente as cabeças das ovelhas, entrando pelas orelhas e nariz.

Os resultados vão de irritação, doenças e até mesmo morte. Há moscas e outros insetos que se alimentam do cérebro das ovelhas, e quando eles entram no cérebro da ovelha através de seus ouvidos, eles começam a comer o seu cérebro causando dor de cabeça intensa levando a ovelha a correr ao redor procurando rochas duras, assim que encontra essas rochas, bate com a cabeça nas pedras para parar a dor.

A ovelha bate violentamente com sua cabeça contra as rochas, até ao ponto em que crânio que protege o cérebro se quebra.

Para proteger as ovelhas, o pastor pegava uma mistura de azeite e ungia a cabeça da ovelha, esfregando o óleo em sua lã e especialmente em torno de seu nariz, olhos e ouvidos.

O fato do pastor ungir a cabeça da ovelha para afastar os mosquitos e outros insetos para que eles não entrassem nos ouvidos e causassem uma infecção no cérebro tem um ensino espiritual para nós.

O óleo é um símbolo do Espirito Santo. Guarde a sua mente e a sua alma de coisas que lhe atormentam. Se ainda não é capaz disso, peça à Deus para lhe ungir a cabeça com óleo. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.Filipenses 4:6,7. Não ande atormentado, ande em Paz na sua vida Cristã, e no seu ministério. Ande em Cristo somente, Ele é o bom Pastor.

Deus é fiel. A bíblia não é mais um livro na sua estante. Mais sim, um manual espiritual, para homens e mulheres espirituais. Vencedores se utilizam dela como boca de Deus., e são cheios do Espirito Santo para lhes guiar a toda verdade. Para aqueles que assim procedem ela, a Bíblia, não é simplesmente um livro ultrapassado, mas a Palavra de Deus.

Ela deve nortear os nossos desejos e vontades, para que sejamos aprovados na obra de Deus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. IITimóteo 3:16,17

Para que um ministério seja bem sucedido é necessário a unção do Espirito e a Luz da Palavra de Deus.Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho, Salmos 119:105.  E quando digo bem sucedido, não estou me referindo a grandes coisas e bens materiais. Me refiro a uma comunhão íntima com Deus, e uma vida sob seus cuidados.

Assim como a ovelha precisa do pastor, o pastor precisa ser pastoreado por Deus. Davi sabia perfeitamente disso. por isso foi um homem de sucesso com Deus.Amados imitemos o que é bom, e rejeitemos o que é mal.

Salomão aprendeu com seu pai Davi, veja o que escreveu: Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Eclesiastes 9:8

Que o nosso Bom Pastor derrame sobre a sua cabeça o óleo, para que seu cálice transborde em bênçãos e vitorias, mesmo em meio à crise e o caos que vemos no mundo.

------------------------------------------------

Pr. Adélcio Ferreira

Igreja Batista da Provisão – Sede – MG

(Parte da explicação retirada do livro “NADA ME FALTARÁ” – Phillip Keller – Editora Betania – experiência de um pastor de ovelhas).