O Evangelho de Marcos

Evangelho de Marcos, o João (Marcos) de Atos 13.13.

 

Seu nome em hebraico (João) e em Romano (Marcos)
Olhando nesta manhã o evangelho de Marcos, um dos primeiros escritos detalhando a vida e ministério de Jesus, o Filho de Deus, consegui algumas coisas importantes para nossa vida Cristã.

 

Marcos, ou João Marcos era filho de uma mulher cristã chamada Maria, um nome muito comum na época, em cuja casa se reuniam os cristãos no primeiro século (Atos 12.12), Marcos foi o autor deste evangelho. Segundo podemos ver pelas escrituras Jesus era companheiro bem próximo destes seus discípulos, e foi ali na casa de Maria que possivelmente Jesus comeu a sua última ceia. João Marcos era primo de Barnabé, e ouve uma grande confusão entre `Paulo e Barnabé, quando Marcos depois de ter feio uma primeira viagem missionaria, se recusou a ir para Perge e voltou para Jerusalém. Forma-se a confusão entre estes dois homens de Deus, Barnabé e Paulo por que Barnabé queria levar o primo em visita as igrejas por onde tinham passado, e Paulo não permitiu (Atos 15.36-39).

 

Porém Paulo soube da importância de Marcos para o seu ministério, quando está prestes a ser executado, Paulo pede a presença de João Marcos quando escreve sua carta a seu filho na fé Timóteo, dizendo que o trouxesse, até onde Paulo estava, pois este (Marcos) lhe seria útil ao ministério. Veja: Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério. 2 Timóteo 4:11. Após a morte de Paulo segundo historiadores cristãos Marcos foi para o Egito e ali fundou várias igrejas.

 

Marcos escreveu seu evangelho em Roma, poucos antes do martírio de Pedro. Seu evangelho é conhecido como o evangelho aos gentios. Como disse acima, Marcos e citado pelos eruditos como o primeiro evangelho. Fonte primaria para os demais evangelhos. E neste evangelho que vemos a fonte de nomear nossa escola teológica com o nome (Simão Cireneu). 

 

Marcos faz referência deste homem em seu evangelho no cap. 15 vs 21, dizendo que este Simão Cireneu era pai de Alexandre e Rufos, cristãos conhecidos dos demais em Roma. João Marcos escreve seu evangelho com base em seu testemunho pessoal, e também muitas informações que obteve principalmente de Pedro que o considerava um filho na fé, isso acredito eu particularmente. (A vossa co-eleita em babilônia vos saúda, e meu filho Marcos.1 Pedro 5:13).

 

A mensagem de Marcos começa e termina enfatizando que Jesus é o filho de Deus. Eu sempre gostei de ver a firmeza de escrita deste evangelho, e de como ele inicia. (Marcos 1.1: Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus; Marcos 1:1). A principal ênfase de seu evangelho é Jesus como o Filho de Deus. Precisamos entender que havia muitas ideias sobre o Cristo (ungido), na época, e muitos reivindicavam o título para si mesmos como hoje nos vemos aí muitos se declarando o (ungido) do senhor. Jesus adverti a seus discípulos sobre o perigo que correriam com a aparição de falsos cristos. Mateus 24:23-26 “Se, então, alguém disser: ‘Vejam, aqui está o Cristo!’ ou: ‘Ali está ele!’, não acreditem. Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.

 

Marcos contribui também para extirpar a farsa do meio dos cristãos autenticando a Jesus de Nazaré o verdadeiro título do messias esperado. O auge de sua história é a confissão de Pedro em marcos capitulo 8: E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo. (Marcos 8:29). Daqui em diante marcos começa a registrar capítulos que seguem o sofrimento do Messias e também o lado humano de Jesus mais do que nos outros evangelhos. Tendo assim neste evangelho a natureza humana e Divina do mestre mais fortemente registrada. Estude a palavra de Deus, pois ela o tornara mais sábio do que qualquer outra coisa oferecida como fonte de sabedoria nesta terra. Fica ai um breve esboço do primeiro evangelho sinóptico escrito, que serviu de fonte e iniciativa para Mateus e Lucas.

 

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;( E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:31-32).

 

Deus abençoe

 

Igreja batista da Provisão – São Lourenço – MG

 

Pr. Adélcio Ferreira

Copyright © 2018 / Igreja Batista da Provisão. Todos os direitos Reservados. Permitida a reprodução/publicação de textos, artigos e afins, desde que citada a fonte. Logos e registros da IBP é de uso restrito e exclusivo da Igreja Batista da Provisão.