Episcopado, uma excelente obra

Publicada em 16/08/21 às 21:26h - 190 visualizações

Sem querer menosprezar qualquer outra área da vida, creio que todo cristão precisa fazer de sua vida um púlpito. Um bancário, um médico, um enfermeiro etc. Este é um dos princípios básicos onde reconhecemos nossa chamada. Onde estivermos é um lugar de testemunho à Cristo. Creio ser este o primeiro passo ao  ministério.

O grande amor ao Senhor e a sua obra. Acontece que um pastor não é um profissional! Ele não está no ministério por dinheiro (ou não deveria estar). É claro que precisamos de um sustento, afinal temos famílias e necessidades, mas o salário não é o foco do pastor. O principal motivo são as vidas que o Senhor coloca para que sejam apascentadas pelo pastor. Por se tratar de vida, salvação, integração, penso que Paulo escreve “excelente obra almeja”.

O propósito máximo da criação humana se resume na salvação do indivíduo. Por isso que pastores são chamados por Deus para que conduzam os pecadores à salvação. Portanto, se alguém aspira levar vidas à salvação excelente obra almeja. É único; o prazer de ser Pastor. Não tem como explicar com palavras. Cuidar das coisas de Deus, tratar de vidas que precisam ser tratadas, isso é privilégio de poucos. Mesmo diante das adversidades do Ministério, é muito bom ser Pastor. Quando saímos de um seminário, estamos cheios de sonhos, projetos planos e tudo mais. Mais amados aspirantes e irmãos de ministério, só nos sabemos que estes projetos precisam passar pelo crivo de Deus. Precisam ser amassados na olaria do Senhor para se transformar em tijolos firmes capazes de suportar os tamanhos ventos soprados pelo diabo.

Quando vemos alguns seminaristas que estão se formando e entrando em sua nova etapa de vida, que é o ministério sabemos os grandes problemas que vão enfrentar. O maior de todos eles é a soberba. A Bíblia diz: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda” (Pv16.18).Aprendemos muito com Moisés quando saiu do Egito e veio ao deserto com todo aquele povo. Logo Deus viu a ansiedade de seu servo, se afadigando todo dia com aquela gente. Então o Senhor lhe alegrou o coração. Enviou a ele seu sogro, sua esposa e filhos. Mais seu sogro foi incumbido de levar um conselho a Moisés , e este foi humilde o bastante para recebê-lo. Não pense que após a ordenação você não precisará ser pastoreado. Este é um grande erro que muitos cometem. Quando estão a frente logo dizem: “Agora chegou a minha vez”. E já logo acham que podem ate mesmo subestimar aqueles que lhe instruíram na Palavra. Nada disso.

Agora é que precisamos mais e mais da experiência dos velhos lideres e amigos de ministério. Ouve um momento que Josué estava triste e calado. Então Deus disse a ele. “Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel” (Js 1. 1-2).Perder um líder da capacidade de Moises não era nada fácil. Josué estava abatido, sentindo a falta das instruções de seu amigo e pastor nas horas difíceis. Ele almejava o ministério com certeza. Mais soube esperar o tempo certo. E o seu dia chegou.

Assim também é em nossa vida. Existem sonhos que Deus coloca em nossos corações para fazê-los realidade. Mais não quer dizer que será naquele dia que brotou em nós o sonho ou ideia dada por Deus sua realização. O tempo de Deus não é nosso tempo. Disto já sabemos e deve ser levado a sério este item por que senão colocamos tudo a perder. Tenho visto muitos ministérios lindos se perdendo, por insubmissão as suas lideranças. Por isso meu querido/querida; tenha paciência, seu tempo vai chegar. Digo com experiência pessoal, pois ate hoje sou pastoreado. Aprendi a ser assim com meu pastor, que por sua vez também era pastoreado. Não estou dizendo isso como se fosse uma firma o ministério. Pois quem conhece o critério de nossa denominação sabe muito bem que cada pastor é o pastor presidente na igreja onde exerce o ministério. Digo isto por que sei que sou muito abençoado assim. Preciso de conselhos; assim como você também precisará deles se quiser alcançar seus objetivos no campo ministerial. “Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E mais excelente, adquirir a prudência do que a prata”! Saber que você é um homem/mulher de Deus pesa muito em sua vida. Pois quem você abençoa é abençoado.

Mais a quem amaldiçoa, também será amaldiçoado. Por isso precisamos de sabedoria para suportar ao dias maus. Por que certamente eles chegam a todos nós. Diante de tantas provas, lutas e tribulações, perseguições, chegamos a pensar? Que excelente obra é esta? A excelência está nisto. Tudo que fizermos nesta terra será passageiro, mas a mensagem que pregarmos será eterna. Deus está vos chamando para uma excelente obra! Obra esta que tesouros da terra não paga, mas que o Senhor nosso Deus não deixará sem recompensa, pois até um copo d’água que servir a qualquer um dos seus pequeninos terá uma recompensa. Ontem mesmo um irmão passou na rua de minha casa e disse: Pastor pode beber um pouco de água aqui na sua torneira. Eu disse a ele: De forma alguma. Deixa que eu pego pra você, pois não quero perder meu galardão de profeta. Deus te chamou ao ministério, então creia em tudo o que a Bíblia diz; pois excelente obra te espera.

Deus te abençoe.

Pr. Adélcio Ferreira - IBP