Seja bem vindo ao nosso site WebTv Batista da Provisão - WebTv Batista da Provisão.

WebTv Batista da Provisão
Estudos Bíblicos

Cada qual fazia o que bem entendia

Publicada em 20/03/22 às 12:43h - 864 visualizações

por WebTv Batista da Provisão


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: WebTv Batista da Provisão)
Lideranças orientadas pelo povo. Cada qual fazia o que bem entendia.

No Período dos Juízes, em Israel os hebreus passaram por diferentes ciclos de instabilidade da fé, da política e econômica, além de diversos períodos conturbação religiosa que levou eles para submissão a outros povos e posteriores libertações, ficando em cada ciclo, o povo mais corrupto e devasso. 

Ao ponto de um dos Juízes, Jefté fazer um voto a Deus, porém com mentalidade errada sobre Deus, por consequência da influência mental do deus Moloque, o deus ao qual os amonitas serviam e quase todos nessa época eram adoradores. 
De acordo com as Escrituras, os povos amorreus, por volta de 1900 a.C., adoravam Moloque. Segundo o antigo testamento da Bíblia, nos rituais de adoração, havia atos sexuais e sacrifícios de crianças. Hoje também a igreja presta adoração a este deus, e a luta de líderes contra esse principado tem sido tem sido cada vez mais árdua.

Pois a nação brasileira e o mundo atual alimenta a adoração a esse ídolo até em seus cultos supostamente a Deus. Crentes não só consentindo, mais praticando abortos, agindo de forma aliada com a prostituição, e a idolatria.
Na história do capitulo 11 de Juízes, Jefté tentou negociações com reinos vizinhos, no que não obteve sucesso, partiu para um segundo plano: um ataque sob a direção de Deus.

Aqui preciso dizer algo importante. O Espirito de Deus vinha sobre homens levantados para libertar o povo, isso não queria dizer que aquele sobre quem veio o Espirito de Deus, ele nascia de novo. O Espirito Santo no AT vinha trazer capacitação e não conversão. Por isso vemos nos textos do antigo testamento referência a homens foram usados por Deus, porém não permaneceram no caminho do Senhor.
A orientação bíblica de que alguém era realmente de Deus no antigo testamento é o que a Bíblia diz: (E ANDOU no caminho do Senhor todos os dias de sua vida).
No livro de juízes repete-se por várias vezes repouso, recaída, ruína, arrependimento, restauração e repouso. 

A fé do povo era fraca pois não se moviam pela esperança em Deus, mais em si próprios. Um outro personagem nos mostra isso. Quando Deus chama Gideão e diz O Senhor é contigo, homem valoroso. Juízes 6:12. A resposta de Gideão é de uma dúvida que pairava nas mentes não só da liderança, mais também dos crentes naquela época. (Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas. Juízes 6:13). 

Segundo o Antigo Testamento, midianitas são descendentes de Abraão e sua esposa Quetura, desposada após a morte de Sara. Os filhos deste segundo casamento, entre eles Midiã, foi ser enviados para uma terra distante, longe de Isaque, dito filho da promessa. Deus vai intervir para livrar seu povo dos midianitas, saqueadores que dispunham de arqueiros bem treinados, adoravam o deuses e se locomoviam no lombo de camelos. Foi a uma de suas caravanas que José foi vendido (Gênesis 37:28-36). Apesar do exército numeroso, Gideão não contava com os mesmo recursos de seus inimigos Balaque, rei dos moabitas, numa conspiração contra eles (Números 22:4-7). Balaão, que tinha sido chamado para amaldiçoar Israel, tendo falhado totalmente em fazê-lo, foi dispensado pelo rei de Moabe; contudo ele ainda permaneceu entre os midianitas, e os induziu a entrarem em contato com os israelitas, de forma a que se associassem com eles (nas orgias licenciosas relacionadas com o culto a Baal-Peor, o deus dos pecados sexuais).

Os midianitas falam uma língua de origem semítica, muito próxima ao hebraico, usado pelos hebreus. O que diferencia os hebreus dos midianitas é o monoteísmo. Enquanto os hebreus acham que adorar outros deuses é proibido pelo verdadeiro Deus, os midianitas acreditavam no deus de Israel e em outros deus. A grande semelhança está na religiosidade de hoje. Creem em Cristo, mais querem servir também a outros deuses.

Uma vez recebi um conselho que até hoje guardado no meu coração. Ande lado a lado com seu líder, aprenda com Ele por que é homem de Deus. A igreja hoje precisa se guardar do desvio mental, que a leva a servir outros deuses. Estar à frente de um povo não faz de alguém homem de Deus, mas, sim o conhecer a Deus, faz dele um servo fiel. Estar dentro de um templo não faz de você um crente. A nossa relação com Deus foi obscurecida pelo pecado. Por isso sempre vamos ouvir e escutar alguns crentes sinceros dizendo: Pensei que era de Deus.

Muito cuidado meu amigo, aquele que se isola, insurge em seu próprio entendimento. Pode até conseguir seguidores, que estão com eles, e com o diabo ao mesmo tempo, como dissemos em uma das mensagens: Segredos da liderança de Neemias, (Também naqueles dias alguns nobres de Judá escreveram muitas cartas que iam para Tobias; e as cartas de Tobias vinham para eles. Neemias 6:17). Não é vantajoso só ser usado pelo Espirito Santo como a maior parte dos juízes foram, porém caíram nas armadilhas do diabo.

Precisamos ser habitados continuamente, e instruídos continuamente pelos nosso líderes se quisermos nos manter na missão de Cristo. Se o cristianismo se tornou um fardo, e a liderança um ministério de lutas constantes, algo está errado, pode estar sendo direcionado por interesses, e não pelo Espirito de Deus. Pois Aquele que nos chamou disse: Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. (Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:29-30).

Trabalho no ministério de libertação, levantado por Deus. Porém não quero ser como nenhum desses juízes que trabalharam para Deus, somente impelidos pelo Espirito de Deus e depois desviaram. Trabalho pela causa de Cristo capacitado pelo seu Espirito, orientado por minhas lideranças que até hoje depois de mais de duas décadas de ministério, acredito que são importantes pra meu bom êxito na obra.

Que Deus abençoe. 

Pr. Adélcio Ferreira - IBPMG



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19/04/24 - Seitas e Heresias O ALCORÃO NA MATANÇA DOS INFIÉIS
19/04/24 - Seitas e Heresias CRENÇAS DO ISLAMISMO






Site WebTv Batista da Provisão
Visitas: 98097   Usuários Online: 5
Nosso Whatsapp (35)998983665
Copyright (c) 2024 - WebTv Batista da Provisão - IBP - MG / Aliançada com o Calvário

Seja bem vindo ao nosso site WebTv Batista da Provisão - WebTv Batista da Provisão!

Converse conosco pelo Whatsapp!