Seja bem vindo ao nosso site WebTv Batista da Provisão - WebTv Batista da Provisão.

WebTv Batista da Provisão
Estudos Bíblicos

Deus criou o Mal

Publicada em 01/01/22 às 13:36h - 621 visualizações

por WebTv Batista da Provisão


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: WebTv Batista da Provisão)

Deus criou o mal?

Em Isaías 45:7, Deus diz: Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.  Aceitamos como verdade inegável esta afirmação de Deus. Agora, como devemos entendê-la?

Alguns  têm usado este versículo para definir o caráter de Deus como um Ser mal, até sugerindo que o Deus do Velho Testamento é vingativo em contraste com Jesus, o bom e benevolente Deus do Novo Testamento.

Estas afirmações podem levar o estudante da bíblia a contradizer-se diante  das claras afirmações das escrituras acerca de Deus.  (Bom e reto é o Senhor, por isso, aponta o caminho aos pecadores-Salmo 25:8) e do Novo Testamento (Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim- João 14:10-11).

Outros usam o mesmo versículo (Isaías 45:7) para dizer que Deus é um ser "equilibrado" que é tanto bom como mau. Tal ideia é representada em símbolos de falsas religiões, como o "yin-yang". Mas, o Deus verdadeiro não é um conjunto de forças opostas. Ele é perfeitamente bom, e não contém nada de maldade. Deus é luz, e não há nele treva nenhuma (1 João 1:5).

Ainda outros têm exagerado o conceito da soberania de Deus até o ponto de negar o livre arbítrio do homem. Segundo alguns sistemas de teologia, Deus decreta tudo, e o homem é impotente para resistir a vontade do Senhor. Pessoas com estas ideias afirmam que Deus predestinou cada pessoa para a salvação ou condenação, e que Jesus morreu somente para salvar as pessoas eleitas pelo capricho de Deus. Tais doutrinas são falsas. Deus chama todos ao arrependimento (Atos 17:30) porque ele não quer que ninguém pereça (2 Pedro 3:9). Jesus provou a morte por todo homem (Hebreus 2:9). Ele mandou que os apóstolos pregassem a toda criatura, e prometeu a salvação àqueles que cressem e fossem batizados (Marcos 16:15-16).

Então em Isaías 45:7. O que Deus fez?

À primeira vista pode parecer que, se Deus criou todas as coisas, então deve também ter criado o mal. Entretanto, há aqui um pressuposto que deve ser esclarecido. O mal não é uma “coisa”, como uma pedra ou a água, ou um monte.

Você não pode ter uma grande porção de mal! Mas o mal é algo que acontece na esfera da criação de Deus. O mal não tem uma existência própria, senão seria como Deus (existiria por si só) mas na verdade, o mal é a ausência do bem. Por exemplo, tudo o que Deus criou é bom. Isso nos torna , ou torna tudo que foi criado abaixo do nível de Deus bom, ou pelo menos precisamos crer que tanto nós seres humanos , quanto aos anjos no céu, Deus fez bom. Ou seja a criatura pode falhar, errar, escolher o que é ruim, ou o que é mal. Porém, quando Deus criou todas as coisas, é verdade que tudo o que existia era bom. Toda criação de Deus, Ele os criou/fez boas, com o bem habitando nelas, não o mal, porém foram criaturas que têm a liberdade de escolha. Se foram criadas , geradas boas, a razão é, por que Deus é bom, sua essência é AMOR.

Para que tivessem uma real escolha, Deus deveria permitir a existência da liberdade ou escolha, a esta questão (escolha) chamamos de livre arbítrio. Então Deus permitiu que esses anjos livres e seres humanos livres escolhessem o bem ou o  (mal = REJEITAR SUA PALAVRA E DIREÇÃO). Quando um mau relacionamento existe entre duas coisas boas, a isso chamamos de mal, mas não se torna uma (coisa-substancia-matéria) que exige-se esta coisa  ter sido criada por Deus. O mal surge de um desejo livre de uma das suas criaturas. Segundo diz a bíblia é assim que começa tudo: Pela extensão da tua sabedoria no teu comércio aumentaste as tuas riquezas; e eleva-se o teu coração por causa das tuas riquezas;
Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Porquanto estimas o teu coração, como se fora o coração de Deus Ezequiel 28:5-6.

Jeremias o profeta diz que enganoso é o coração, mais do que todas as coisas desesperadamente corrupto. Jr.17.9.

Podemos somar pensamento aqui, que Deus não interferiu ao ver/saber que  a conduta de satanás/Lúcifer esta se direcionando para uma liberdade adquirida segundo seu próprio intento , ou sua própria direção. Não ocorre a tentativa de direcionar-se por Deus, mais o ser igual a Deus.

Examinemos  o exemplo de Jó. Satanás quis vir contra Jó, e Deus permitiu que Satanás fizesse tudo, não permitindo porém que satanás tirasse-lhe a vida. Deus é soberano, e no controle máximo de tudo o que acontece. Satanás nada pode fazer a não ser que tenha a “permissão” de Deus. Deus não criou o mal, mas Ele permite escolhas à suas criaturas, que diante da ausência do bem, ou de querer o bem, se tornam más, e  evidentemente  em suas criaturas nasce o mal. Se Deus não houvesse permitido a possibilidade de escolha, tanto a espécie humana quanto os anjos estariam servindo a Deus por obrigação, não por livre e espontânea vontade. Ele não quis “robôs” que simplesmente fizessem o que Ele gostaria que fizessem por causa de sua própria vontade soberana ou por ser programados para obedecer seus decretos e vontades. Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias.(Ecl. 7.29).

A resposta que a Bíblia nos dá é: Deus tem um propósito perfeitamente bom para a existência do mal. Vejamos a seguir. A Bíblia não só ensina que Deus sabe de todas as coisas, mas que Ele determinou, com precisão, o Seu plano para toda a história do universo. Deus detalhadamente determinou a existência e história para cada criatura desde antes da criação. Ele escreveu a história do mundo para a Sua glória, de sorte que tudo ocorre de acordo com o Seu perfeito plano e nada acontece sem ser previamente decretado por Deus. Em Isaías 46:9-10, Deus apresenta como evidência de Sua divindade o fato de que Ele tem determinado e declarado o fim desde o início. Ele diz: ...Eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim... o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade (Isaías 46:10). Não evidenciando aqui por mim a doutrina da predestinação.

Segundo este pequeno texto do profeta Isaías, não existe um átomo sequer em todo o universo que não esteja a cada momento sendo sustentado e guiado por Deus. Em Colossenses 1:16-17, Paulo diz: Tudo foi criado por meio dele e para Ele... Nele, tudo subsiste. Hebreus 1:3 explicitamente diz que Ele sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder. Vimos então que Deus tem planejado e determinado o percurso de toda a criação (incluindo Satanás e todas as suas ações, como sua queda e as tentações que ele apresenta a nós, seres humanos). O mal que existe hoje não ocorre por acidente, mas porque Deus tem determinado em Seu perfeito plano que deveria ser assim. Isto pode ser surpreendente ou até vergonhoso para muitos, mas para Deus, não. Ele diz: Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas cousas (Isaías 45:7).  É notável que neste versículo Ele até usa o verbo mais forte ( bârâ (ba-rá) = absolutamente criar  / no Hebraico é a mesma palavra usada em Gênesis 1:1) para referir-se ao Seu envolvimento intencional ou administrativo com o mal. Outras passagens nos ajudam a entender que Deus não criou o mal no sentido moral. Pois tu não és Deus que se agrade com a iniquidade, e contigo não subsiste o mal (Salmo 5:4-5). Deus não tenta ninguém, pois ele é a fonte de toda boa dádiva e todo dom perfeito (Tiago 1:13-17). De fato, Ele até apresenta isto como evidência de Sua divindade, em contraste com os ídolos que são incapazes de fazer bem ou mal (Isaías 41:23). A palavra bâra (ba-rá) aparece aqui em contraste com os deuses que nada criam, porém são criaturas e não Deus.

O inspirado profeta aqui a meu ver (Pr. Adélcio) apresenta o mal, em sentido da calamidade anunciada sobre a nação de Israel. Não o mal como pensamos (o mau físico). Jeremias apresenta a pergunta retórica: Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande? Acaso, não procede do Altíssimo tanto o mal como o bem? (Lamentações 3:37-38). É claro que a resposta esperada é que nada de bom ou mau ocorre sem que proceda da vontade permissiva de Deus. Semelhantemente, o profeta Amós pergunta: Sucederá algum mal à cidade, sem que o SENHOR o tenha feito?  (Amós 3:6). O sentido é permissivo, acredito eu (Pr. Adélcio). Por causa sempre de algo errado que tenha havido, ausência do bem e precedida pelo mal.

Basicamente, não há uma resposta satisfatória a estas perguntas, alguns teólogos dirão uma coisa e outros ao inverso. Como seres humanos limitados, jamais compreenderemos inteiramente um Deus infinito (Romanos 11:33-34). Às vezes pensamos que compreendemos por que Deus faz determinada coisa, e mais tarde descobrimos que era para um propósito diferente daquele que havíamos pensado. Deus vê as coisas sob uma perspectiva eterna. Nós vemos as coisas sob uma perspectiva terrena..

Concluo que a  Bíblia ensina claramente que tudo que Deus criou era muito bom (Gênesis 1:31). Semelhantemente, a Bíblia termina descrevendo em Apocalipse 21 e 22 um período futuro quando tudo voltará a ser muito bom. Apocalipse 21:4 diz: E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras cousas passaram. Que o Senhor nos conserve em um caminho reto e em perfeita comunhão ate este grande dia, fazendo o bem e vencendo o MAL, com L.

(Nota de esclarecimento: mau com ú / mal com l )

Mau é sempre adjetivo, e significa “ruim”, “imperfeito”, que causa prejuízos.

Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa “incorretamente”, “erradamente”. Neste caso foi utilizado a Deus não ser o criador do MAL COM L. Porém , permitiu sua existência neste universo, em Deus não há trevas nenhuma.

Deus abençoe a todos.

Pr. Adélcio Ferreira 

Site: semeandoapalavra.net (21/02/2008)

Atualizado em (24/11/2019)

Igreja Batista da Provisão - MG

Site atual do pastor: https://www.pastoradelcio.com/ 





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
14/04/24 - Palavra pastoral O QUERUBIN UNGIDO
14/04/24 - Estudos Bíblicos RESUMO HISTÓRICO DO TEOSOFISMO






Site WebTv Batista da Provisão
Visitas: 97934   Usuários Online: 2
Nosso Whatsapp (35)998983665
Copyright (c) 2024 - WebTv Batista da Provisão - IBP - MG / Aliançada com o Calvário

Seja bem vindo ao nosso site WebTv Batista da Provisão - WebTv Batista da Provisão!

Converse conosco pelo Whatsapp!