Seja bem vindo ao nosso site WebTv Batista da Provisão - WebTv Batista da Provisão.

WebTv Batista da Provisão
Baner - Cabeçalho - Maior
Estudos Bíblicos

Pequeno resumo de como ler a Bíblia

Publicada em 18/12/21 às 07:37h - 160 visualizações

por WebTv Batista da Provisão


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: WebTv Batista da Provisão)

A bíblia além de ser o livro mais lido, e mais vendido em todos os tempos, é um livro que se encontra também lido e apreciado na macumba, no catolicismo, na umbanda, e em tantas outras fontes de religião . A bíblia se encontra até em instituições não religiosas como hospitais, fóruns, escritórios etc. Porém ela é um livro escrito para os crentes, pois é a regra de fé e prática desses. Tanto no antigo , como no novo testamento, ela, a Bíblia determina a cultura e condições de vida e culto ao único Deus. O Deus da Bíblia é o próprio autor dela.


A bíblia quando a utilizamos dentro do novo testamento deve ser lida em seu contexto, e dentro do costume aplicado a cada localização onde cada carta ou epístola foi enviada. Ex: Jesus no sermão do monte Ele disse: Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; Mateus 5:38-39. Quando Jesus diz: Eu porém voz digo, Ele está combatendo a tradição, ou costume judaico, e fazendo valer seu ensino. Quando Ele diz: Em verdade, em verdade voz digo. Ele está afirmando em nova linguagem o antigo testamento. De uma forma geral, em hebraico essa expressão transmite o sentido de verdade e fidelidade. (W. Hendriksen diz que por isso essa expressão é usada em declarações que afirmam ou confirmam uma verdade solene sobre o que diz o antigo testamento e não a tradição).


A tradição mantinha uma guerra secreta para com os inimigos de Israel, portanto fica notável por que Pedro nunca retirou a espada da sua cintura. A esperança Messiânica era pela libertação de Israel pela força. Então Jesus diz que não é olho, por olho, segundo a lei de talião, mas, deveriam amar seus inimigos. Ou se lê e entende o tempo, época e cultura ou vai haver contradição nos ensinos de Jesus, uma vez que ele diz aos Fariseus: Vós sois filhos do Diabo e tendes vontade de cumprir os desejos de vosso pai. João 8.44.


E também em Mateus 7 Jesus chama aos que estiverem a sua esquerda de MALDITOS. Ai, alguém faz uma leitura equivocada e diz: Uma hora Jesus manda amar os inimigos, agora chama seus inimigos de filhos do diabo, e de MALDITOS. Como já dizia uma amigo e irmão. Se não respeitar o contexto a bíblia diz o que você quiser que ela diga. Se torna manipulável segundo o coração humano


Muitas vezes pegamos versículos bíblicos segundo a inspiração e até instrução do coração, e não segundo aquilo que o texto realmente quer dizer. As vezes em defesa de nós mesmos, em defesa de algum amigo, ou familiar. Por isso a bíblia deve ser lida debaixo da iluminação do Espirito Santo, e não como resposta à aquilo que Eu acho. Pois se fosse assim, teríamos que acreditar que Deus abençoaria também o roubo, quando um ladrão faz uma prece antes de roubar.


Bom, com relação aos apóstolos cada um deles escreveu sobre seu ponto de vista atual. Ex: Usar versículos de uma das cartas sem anexá-las as outras é um grave erro teológico, e pode dar defesa a uma heresia. Ou seja, a um ponto de vista específico. A carta aos Gálatas descreve (Inimigos judeus que não se converteram), a carta aos Romanos disserta sobre ( Filosofias gregas, império romano = os imperadores - impiedade). Nessa carta temos que ter o cuidado de analisar os textos e contextos. Pois Paulo é bem duro nesta carta, e há vários pontos que devem ser contextualizados. Ele fala de ímpios, de imperadores, de gregos, de Judeus e da igreja gentia.


Acredito ser ele mais duro na carta aos Romanos do que em qualquer outra carta , a ponto de chama-los de impuros. Por isso, os entregou Deus, nos desejos impuros dos seus corações, à imundícia, a fim de serem os seus corpos desonrados entre si. Rm 1.24.

Quanto a nossa interpretação, devemos seguir esses princípios: A quem foi escrito / em que posição se coloca o texto / o contexto. Pode ser aplicável a ímpios / ou crentes. Serve para igreja hoje/ ou foi algo de cunho cultural para aquela época. Em uma ocasião Paulo circuncidou Timóteo, para servir no evangelho que seria pregado em sinagoga Judaica. Veja que situação, para quem pregava sobre não ser válido mais a circuncisão (ATOS 16.1-3).


Preciso saber se eu estou sinceramente interpretando o texto / ou meu coração não concorda com um assunto, e vou procurar um versículo para combatê-lo. Esses são os principais pontos que devo me perguntar antes de me manifestar com uma doutrina ou ensino bíblico. Por que se alguém continuar o assunto eu tenho texto, e contexto para fundamentar minha tese.


Na Carta aos coríntios encontramos o seguinte texto: Seja, este tal, entregue a Satanás para destruição da carne...1 Cor.5.5 / quando chegamos no capitulo 13 Paulo está escrevendo sobre o AMOR, sendo João o apostolo do AMOR e nada escreveu acerca dele.

Na carta de Paulo ao seu amado filho na fé Timóteo, ele está falando dos falsos mestres e diz: Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. (Destes afasta-te. 2 Timóteo 3:5). Poderia dizer ele ame-os? Claro que não. A Palavra desses corroem como gangrena ele vai dizer mais à frente.


Em questão de um culto, posso deixar aqui mais um exemplo. Cultos de doutrina, e escola bíblica, seria esses os cultos que cada cristão ao mudar de uma igreja para outra, deve procurar frequentá-los. Por que aqui nesses cultos você vai conhecer o que a denominação prega. O que eles ensinam. Nos cultos de domingo geralmente são cultos e pregações direcionadas aos não crentes. Ai você lá no passado poderia ver Paulo pregando e dizendo: Me fiz como gentios para ganhar os gentios, me fiz como judeu para ganhar os judeus, e você conhece bem esse texto. Mais voltando depois para um culto de doutrina poderia ver Paulo pregando. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; (com o tal nem ainda comais).1 Coríntios 5:11.


Então meus queridos irmãos são quase duas décadas e meia pregando o Evangelho de Cristo, sem rodeios, mais aquilo que está escrito. Aplicando as Escrituras não como eu quero ou penso, mais como elas são.


Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;

Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 2 Timóteo 3:16-17.


Agostinho disse: se uso da bíblia somente o que eu gosto, e rejeito o que não gosto, não e na bíblia que eu creio, mas, em mim mesmo.


Pr. Adélcio Ferreira – IBP Missões África




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site WebTv Batista da Provisão
Visitas: 91924   Usuários Online: 4
Nosso Whatsapp (35)998983665
Copyright (c) 2024 - WebTv Batista da Provisão - IBP - MG / Aliançada com o Calvário

Seja bem vindo ao nosso site WebTv Batista da Provisão - WebTv Batista da Provisão!

Converse conosco pelo Whatsapp!