Natal...uma data a ser comemorada todos os dias

O natal...uma data a ser comemorada todos os dias.

Este dia natalício que é comemorado em nosso País no dia 25 de dezembro deveria ser repetido a cada dia da nossa vida. Pois esta é a vontade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Veja o que diz a Bíblia.  Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros (Jo 13,34).

Note que Jesus ao dizer isso, Ele não falou que seria uma opção, porém um mandamento. Jesus não nos ensinou a criar uma data especifica para fazer o bem. Ou nesta data que escolhemos presentear, reconciliar, amar alguém.

Interessante que na maioria das vezes e das famílias e lares, buscam esta maneira de vida para viver. Escolhem dias e datas especificas, na maior das hipóteses, datas que estão relacionadas à religiosidade para manifestar este espirito de amor e confraternização.

Diante da religiosidade implantada por um sistema, ou,  um dogma a ser seguido, em questão do status, ou de uma glória humana, parece perfeito realizar uma boa ação em datas como estas: Natal – quaresma- dias ¨santos¨- enfim...datas marcadas por padrões religiosos, e/ou de religiosidade costumeira.

Jesus não é lembrado em muitos encontros natalinos, ou em festas de comemoração desta data. A maioria das pessoas somente desejam festejar mais uma data, mais um encontro de famílias, mais um dia onde estarão juntos comendo, bebendo, e se alegrando como num outro dia qualquer. Porém neste dia 25 de dezembro em cada ano, é o natal.

Bom voltemos ao versículo acima ensinado por Jesus. Para nós cristãos, o Natal é todos os dias. Eu, principalmente não tenho datas especificas para presentear minha família ou alguém. Não tenho uma data especial para ir até meu próximo e lhe pedir perdão por que errei. Não necessito de uma data marcada no calendário religioso, para resignar-me de cometer as atrocidades da vida, ou para amar o meu próximo. Sendo que meu próximo nem sempre é meu amigo, porém em muitos casos são os inimigos que devem ser amados, ou pelo menos ignorados como inimigos.

Assim, não só eu, como todos os que se dizem seguir a Cristo. Judas foi um inimigo do Mestre... E como Jesus o tratou na hora do golpe mais culminante da sua traição:  Então, aproximando-se rapidamente de Jesus, disse-lhe Judas: “Eu te saúdo, ó Mestre!” E lhe deu um beijo. Jesus, contudo, lhe perguntou: “Amigo, para que vieste?” Mateus 26. 49-50.

Jesus amou Judas até o fim. Lhe chamou de amigo na hora mais sombria da sua traição. Judas entregou Jesus com um beijo.

Sabemos que Jesus não era hipócrita, mas Judas sim. Muitas reconciliações dentro do sistema que envolve estas datas festivas, são exatamente como o beijo de judas. Uma simples encenação, apenas para que os que estiverem ao redor saibam que existe ainda um companheirismo entre as partes. Infelizmente em muitos lares será assim.

Porém esta não é a realidade do evangelho que Jesus ensinou. Por isso volto a dizer que não devemos escolher um dia para reconciliar-se com nossos inimigos. Jesus disse que devemos fazer isso depressa, enquanto estamos com ele a caminho. (Mateus 5.25).

Vamos fazer do evangelho um novo e vivo caminho para a reconciliação com Deus e com os homens. O único capaz de nos unir ao seu redor para a mesa, em uma grande festa é o Senhor Jesus. Comemore seu Natal, porém não faça dele um caminho de reconciliação, de espalhar amor ao próximo, ou de praticar boas ações.

Siga o mandamento do Senhor Jesus, pois este é o maior presente que alguém pode receber.

Ame seu próximo como Jesus te ama. No amor de Jesus não teremos rico, ou pobre. Negro ou branco. Bonito ou feio. Enfim...o amor de Jesus não faz diferenciação de cor, raça ou posição social. Vamos espalhar o evangelho neste Natal. A data faz jus à isso. O nascimento de Jesus.

Sabemos que esta data não está correta. Porém podemos saber que a partir de sua estada neste mundo (Jesus), existe uma divisão significativa. Nossa vida antes, e depois de cristo. Por isso não comemoramos o Natal em si, mas o nascimento do Salvador.

Boas festas e um Feliz ano novo.

-------------------------------------------

Pr. Adélcio e Família.