top of page
o-que-e-justificac3a7c3a3o.png

A justificação é de vital importância na vida de uma pessoa que se converte a Cristo. Pois a Bíblia diz que somos justificados diante de Deus pelo sacrifício de Jesus na cruz do calvário: "Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio à graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos" (Rm 5: 18-18).

A epistola aos Romanos é uma verdadeira teologia sobre nossa nova vida cristã. Por isso vamos à ela para explicar um pouco sobre esta tão maravilhosa doutrina. Esta, que ensina a justificação. Todo crente precisa aprender este assunto, pois ele garante a liberdade de toda alma (pessoa) que crê em Deus por meio de Cristo das constantes acusações do diabo.

A justificação é a forma que Deus usa por meio de Cristo para nos tornar livres da condenação que antes permanecia sobre nós. Pois éramos filhos da ira, ou pecadores e tínhamos por salário destes pecados a morte. "porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Rm 6: 23).

Para se desfrutar da plenitude de Deus para nossa vida, faz-se necessário entender a obra de Justificação. Para que entendamos melhor é preciso se ver como um réu que estava condenado à prisão perpétua e o juiz bate o martelo e nos da liberdade em vez da condenação. E alguns chegam a dizer que isso não é justo. Mais fazer o que; se o juiz Supremo escolheu esta forma de fazer justo aqueles a quem Ele chama. Muitos acham até que podem se justificar diante de Deus por suas próprias obras. Mais Isaias o profeta diz que nossa justiça diante de Deus e como trapo de imundice. "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia..." (Is 64:6).

Não conseguiríamos nunca chegar em paz diante de Deus sem esta obra tremenda do Senhor para nossa vida. Ele (Jesus) levou sobre Ele todas as nossas faltas, e também nos deu direito a se tornar justo mediante a obra dEle na cruz. Deus nos justifica baseado na obra que seu Filho fez. Veja o que esta escrito : "Viu que não havia ajudador algum e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve" (Is 59:16). E ainda no novo testamento Paulo escreve : "Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica" (Rm 8:33).Deus proveu um sacrifício perfeito para nos tirar de debaixo do pecado. Pois o pecado fazia separação entre nos e Ele.

Então, quem pode dizer que você não é agora um santo; separado por Deus só por que você foi uma pessoa má no passado. Ninguém pode te acusar , nem seres humanos, nem o diabo. Por que Deus te tornou justo diante dEle por meio do sacrifício de Jesus na cruz do calvário. Seria ótimo que você considerasse com muita fé estes versículos em seu coração:"Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus" (Rm 3. 21-26).

Ninguém poderá te acusar já que Deus te justifica, não por nossas obras mas, pela obra que Jesus fez por nós. A justiça se manifestou em tempo presente por meio de Cristo. Cristo é a nossa justiça diante de Deus. E se Aquele que vai julgar o mundo com equidade diz que agora somos justificados; quem vai nos acusar. Portanto a justificação nos dá o direito de ir morar com Ele no céu.

A justificação é um ato; a santificação um processo. No momento que aceitamos Jesus como nosso salvador pessoal a justiça de Deus vem sobre nossa vida. Livrando o ser humano da condenação eterna e o transportando para o reino do filho do seu amor (Reino de Cristo). Veja o que a Bíblia diz: Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.

Quem é justificado não quer dizer que não peca mais. Nos ainda pecamos, pois João diz que aquele que disser não ter pecados e mentiroso. Mais a maior de todas as condenações que nos era prejudicial Jesus nos libertou. A condenação de viver separado de Deus por nossa condição pecaminosa.

Que o Senhor Jesus nos abençoe

Pr. Adélcio Ferreira - IBPMG

bottom of page