top of page
not-9233-20230127094110.jpg

Deus risca meu nome do livro da vida se eu vier a pecar

 

Essa ideia foi por muito tempo um medo dos crentes na igreja do Senhor. Por religiosidade ou imaturidade espiritual, o crente tinha medo de Deus risca-lo do livro da vida. Afinal Deus risca, retira o nome de pessoas do livro da vida, ou é apenas um mal entendido entre lideranças cristãs.

Bom a primeira questão seria saber o que é, e que livro da vida a bíblia menciona no novo testamento e no antigo testamento.

 

No Antigo Testamento: Primeiro devemos saber segundo a Palavra de Deus, se não tivermos contextos, temos um pretexto para heresias. As Escrituras revelam-nos a existência não só do livro da vida. Mas, também do livro da Vida do cordeiro. No Salmo 69.28 - Sejam riscados dos livro da vida; e não estejam eles escritos junto com os justos. Sejam riscados dos livro da vida – Aqui o texto quer dizer ao meu entender, que eles parem de viver; não sejam contados entre os vivos; deixe-os ser eliminados, basta seguir o texto com seu contexto. Esta linguagem é tirada do costume de registrar os nomes de pessoas em uma lista, em um livro, rol ou catálogo, em Êxodo 32.32, Moises também pede para ser riscado do livro da vida.

 

Fica inconcebível a ideia de ver um homem como Moisés não mais querer ser salvo e, portanto, pedir a Deus para tirar-lhe a Salvação Eterna.

O pedido de Moisés, é que Deus risque o nome dele de seu livro. Isso, não significa que esse salvo será igualmente riscado do Livro da Vida do Cordeiro e perderá a sua Salvação. Esta linguagem é tirada do costume de registrar os nomes de pessoas em uma lista, em um livro, rol ou catálogo, ou até ainda como conhecemos hoje de um registro que possuímos como nosso CPF por exemplo. Usando uma linguagem bem popular poderia por exemplo Moises estar dizendo: Cancela meu CPF. Isso claro não é linguagem bíblica , mas minha para entender meu raciocino aqui sobre esse assunto.

 

Prosseguindo nesse pensamento o Salmo 69, esclarece a partir dos versículos de 1 a 27 Davi falando acerca ou a respeito dos injustos, seus inimigos (v.18), seus adversários (v.19), e diz, no v.28: Sejam eles riscados do livro da vida, e não sejam inscritos com os justos. Davi fala de uma total separação, que entendemos bem o que o salmista deseja falar se lermos todo o Salmo.

 

No Novo Testamento: Quanto ao novo testamento, depois da Salvação que Cristo nos oferece gratuitamente vemos Paulo aos Filipenses 4:3 trazendo segurança. Vemos em Apocalipse 3:5 João trazendo também essa segurança de Salvação. A linguagem do antigo testamento não faz referência ao mundo futuro; é uma oração para que eles não sejam salvos da ira, por ser perseguidores do povo de Deus, e sejam eles os inimigos de Davi riscado do livro que a meu ver não é o da vida eterna. E também se refere Davi aos ímpios e não aos salvos. Logo se vê, se não são Salvos e não se refere a eternidade. Mais ao momento presente. Seria o que eu escrevi acima, um outro livro, no qual é riscado o nome de uma pessoa quando morre, seja ela crente ou incrédula. Seria ao meu ver um livro da vida natural, temporal, terrena.

 

Agora quando o novo testamento fala do livro da vida, já faz menção ao que Cristo fez por nós e chama este livro, ou seja dá nome a esse livro como: O LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO, no qual estão inscritos somente os salvos, o Senhor Deus jamais vai riscar o nome quem Ele salvou através do sacrifico de JESUS desse livro.

 

Veja o que diz o último livro da Bíblia: E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros, E abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras. E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E TODO AQUELE QUE NÃO FOI ACHADO INSCRITO NO LIVRO DA VIDA, foi lançado no lago de fogo.” (Ap.20:11-15

 

Essa informação nos mostra que existe um livro chamado livro da vida (Eterna) do qual ninguém que estiver nele inscrito vai ser, ou poderá ser riscado. Portanto creio que, a promessa de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida (Ap 3.5) é dirigida aos salvos que vencerem, e não aos pecadores que não se converteram, e são crentes nominais, porém, ainda vivem em seus pecados, sem transformação de vida oferecida por Jesus.

 

Acredito também, que Deus em sua onisciência, não iria, nem vai anotar um crente nesse livro da vida, sendo que ele ainda estará lutando por sua salvação. Se é pela Graça uma vez recebida a salvação jamais será retirada do crente.

 

No mais, sei que existe outras interpretações do assunto, contudo esse é meu ponto de vista. E não fica proibido que alguém, ou muitos discordem. Se alguém não está no livro da vida do cordeiro, não é um salvo. Porém se está, não será tirado por que pecou.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.1 João 1:9-10

 

Então creio assim: A pessoa nunca foi salva, pensava ser salva por estar filiada a uma denominação.

Deus abençoe a todos.

Pr. Adélcio Ferreira - IBPMG

bottom of page