Deus realmente mudou o nome de Saulo para Paulo

Você já ouviu dizer esta frase: Deus mudou o nome de Saulo para Paulo. Saulo o grande se tornou Paulo (pequeno) depois da conversão.

Será que mudou mesmo o nome de Saulo de Tarso?

Vemos na bíblia um relato que nos faz ver, e creditar à palavra de Deus a descrição de que não foi mudado o nome de Paulo, pois o que Lucas nos apresenta, é um homem de dupla cidadania.

Atos do apóstolos apresenta Saulo, como sendo o próprio apostolo Paulo. " Então Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse..." (Atos 13.9) A Bíblia é muito clara ao dizer que Saulo TAMBÉM era chamado Paulo.

Saulo tinha dupla cidadania. Ele era judeu, mas também um cidadão romano (Atos 16.37-38; 22.25-29). Saulo era seu nome judeu, e Paulo era o seu nome romano. Portanto, poderia ser chamado por qualquer deles. Outro exemplo é que era comum pessoas serem conhecidas por dois nomes naquele tempo.

Por exemplo, Silas, que também era chamado Silvano. Ele era judeu, mas tinha cidadania romana assim como Paulo (Atos 16.19 e 37-38).

O nome não mudou por causa da conversão, como muitos dizem, veja:

O nome original de Paulo era Saulo.

Saulo: Em hebraico: שָׁאוּל- Sha'ul; Ou Saul =  (o que se pediu, o que se orou por) e em grego antigo: Σαούλ – (Saul - ou Σαῦλος - Saulos)

Paulo: O nome Paulo tem origem no latim Paullus, a partir de paullo, que quer dizer (baixo e/ou pequena estatura). Este nome surgiu através de um apelido romano, quando não haviam sobrenomes e as características físicas eram utilizadas para nomear as pessoas. Portanto Paulo é um nome romano para Saulo de Tarso.

Mais uma curiosidade dentre os jargões utilizados no meio evangélico.

Pr. Adélcio Ferreira