top of page
_96fecb04-b738-4e68-837d-3d3caa72cad3.jfif

O Arrebatamento da Igreja. Um Encontro Glorioso com a Esperança Eterna

O arrebatamento da igreja é um dos eventos mais esperados pelos cristãos, pois significa o encontro com Jesus Cristo nos ares e a salvação da ira de Deus que virá sobre o mundo. Mas o que a Bíblia diz sobre esse acontecimento? Como ele será? Quem participará dele? Quando ocorrerá? Essas são algumas perguntas que muitos fiéis têm e que tentaremos responder neste artigo.

 

O que é o arrebatamento da igreja?

O termo arrebatamento da igreja vem da palavra grega harpazo, que significa “arrancar”, “tirar com força”, “levar para si”. Esse termo aparece em 1 Tessalonicenses 4.17, onde Paulo escreve: “Depois nós, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.” Esse versículo mostra que o arrebatamento da igreja é o momento em que os cristãos que estiverem vivos na terra serão transformados e levados para o céu, juntamente com os que já morreram em Cristo e ressuscitarão.

Como será o arrebatamento da igreja?

O arrebatamento da igreja será um evento sobrenatural, repentino e glorioso. Ele será acompanhado de sinais celestes, como trombetas, vozes e relâmpagos. Veja alguns textos bíblicos que descrevem como será o arrebatamento da igreja:

1 Coríntios 15.51-52: “Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.”

Mateus 24.30-31: “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.”

Apocalipse 11.15: “O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve fortes vozes nos céus que diziam: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.”

 

Quem participará do arrebatamento da igreja?

O arrebatamento da igreja será exclusivo para os que creem em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. Somente os que nasceram de novo pelo Espírito Santo e lavaram os seus pecados pelo sangue de Jesus terão parte nesse evento. Veja alguns textos bíblicos que mostram quem participará do arrebatamento da igreja:

– João 3.3: “Em resposta, Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo.”

– João 14.6: “Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”

– Atos 4.12: “Não há salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.”

 

– Romanos 10.9-10: “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.”

Quando ocorrerá o arrebatamento da igreja?

O arrebatamento da igreja é um evento iminente, ou seja, pode acontecer a qualquer momento. Não há nenhuma profecia bíblica que precise se cumprir antes dele. Por isso, os cristãos devem estar sempre vigilantes e preparados para esse dia. Veja alguns textos bíblicos que falam sobre a iminência do arrebatamento da igreja:

– Mateus 24.36: “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.”

– Mateus 24.42: “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.”

– 1 Tessalonicenses 5.1-2: “Irmãos, quanto aos tempos e épocas, não precisamos escrever-lhes nada. Pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite.”

– Apocalipse 22.20: “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Sim, venho em breve! Amém. Vem, Senhor Jesus!”

 

Qual é a importância do arrebatamento da igreja?


O arrebatamento da igreja é a esperança bem-aventurada dos cristãos, pois significa o cumprimento das promessas de Deus e o início da vida eterna com Ele. O arrebatamento da igreja também é um incentivo para a santidade, para a evangelização e para o consolo dos que sofrem. Veja alguns textos bíblicos que falam sobre a importância do arrebatamento da igreja:

 

– Tito 2.13: “enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.”

 

– 1 João 3.2-3: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é. Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.”

 

– Marcos 16.15: “E disse-lhes: Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.”

 

– 1 Tessalonicenses 4.18: “Portanto, consolem-se uns aos outros com estas palavras.”

Conclusão

 

O arrebatamento da igreja é um dos temas mais fascinantes e importantes da Bíblia. Ele revela o amor de Deus pelos seus filhos e o seu plano de salvação para a humanidade. Ele também nos desafia a vivermos de modo digno do nosso chamado e a esperarmos com fé e paciência pelo nosso Senhor. Que possamos estar prontos para esse grande dia e ouvirmos as palavras de Jesus: “Vinde, benditos de meu Pai!” (Mateus 25.34).

Texto de Ivaldo Fernandes

Adaptação IBPMG

bottom of page