top of page
222.jpg

Alexandre. O latoeiro entregue a satanás

E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar. 1 Timóteo 1:20

Alexandre de Éfeso (50–65 d.C)

Paulo fala acerca desse homem, que segundo a bíblia foi um cristão primitivo, pelo que nos parece, faz Paulo advertir Timóteo sobre suas Heresias. Himineu também um amigo de Alexandre o latoeiro, que juntos foram os que instigaram o ensino do antinomismo. Uma crença de que a moral cristã não era necessária, apenas a fé. A santidade e a moralidade, de pouco se aproveitava. Estes podem muito bem estar sendo listado por Paulo dentre aqueles que se tornaram Náufragos na fé.

Colocaram a prova a fé e a boa consciência cristã, a qual, rejeitando, eles naufragaram na fé, conforme Paulo disse em 1 Timóteo 1:19. Alexandre, o latoeiro tem grande probabilidade de estar nessa citação de sua primeira carta a Timóteo. Um apóstata (pessoa que nega abandona a sua fé), o qual Paulo diz: o entreguei a satanás. Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar. (1Timóteo 1.20).

A apostasia e a ausência da fé uma vez obtida, levou esses homens e serem inimigos da Cruz. Só alguém que realmente conhece a Cristo, sabe o grande mal que um inimigo da Cruz como esse Alexandre o Latoeiro pode causar as mentes e corações aprendizes da Palavra de Deus.

Este tipo de obreiro como foi citado por Paulo, o Alexandre Latoeiro é muito perigoso, pois engana a muitos com a falsa aparência, se diz cristão, mas na verdade não o é. É falso, hipócrita, traiçoeiro, mentiroso, invejoso, briguento, blasfemador, além de possuir ferramentas de trabalho (palavras-ensinos-visões etc.), bem afiadas não para o uso em metais e derivados, como é do uso normal quando se trata de Latoeiros. Porém, esses aparecem para atrapalhar os verdadeiros cristãos. É fácil percebê-los, é preciso apenas rebuscar seu histórico no cristianismo.

Por onde passam estão os registros de conflitos, insatisfações, escândalos, discursos de divisão, ou insanidade e inconformidade com a Palavra. (...mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los; Mateus 23:3-4). Como o próprio Jesus disse: exigem, mas não conseguem viver o exigido, vendem uma imagem de santidade, mas o testemunho é escandaloso e muitas das vezes imoral.

Comentário A. R. Fausset ( Bíblia apologética comentada).

Himineu e Alexandre o latoeiro.

Himeneu – Não há dificuldade em supor que ele seja o Himeneu de 2Timóteo 2:17. Embora "entregue a Satanás" (o senhor de todos os que estão fora da Igreja, Atos 26:18 e executor da ira, quando judicialmente permitido por Deus, aos desobedientes, 1Coríntios 5:5; 2Coríntios 12:7).

Paulo, como apóstolo, embora distante em Roma, pronunciou a sentença a ser executada em Éfeso, envolvendo, provavelmente, a excomunhão dos transgressores (Mateus 18:17-18). A sentença operava não só espiritualmente, mas também fisicamente, doença ou alguma visitação de Deus, caindo sobre a pessoa excomungada, a fim de levá-lo ao arrependimento e à salvação. Alexandre aqui é provavelmente "o latoeiro" que fez "muito mal" a Paulo quando este visitou Éfeso.

O "entregá-lo a Satanás" foi provavelmente a consequência de sua resistência ao apóstolo e aos ensinos de Cristo. (2Timóteo 4:14-15); como a mesma sentença em Himeneu era a consequência de (2Timóteo 2:18; sua rejeição À BOA CONSCIÊNCIA, naturalmente produziu seu naufrágio referente a FÉ, 1Timóteo 1:19.

Se a religião de alguém não melhorar a sua moral, as suas deficiências morais corromperão a sua religião. A chuva que cai pura do céu não continuará pura se for recebida em um vaso imundo (Arcebispo Whately).

É possível que ele seja o Alexandre, um judeu, apresentado pelos judeus, sem dúvida contra Paulo, no motim em Éfeso (Atos 19:33).

Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras. 2 Timóteo 4:15

Pr. Adélcio Ferreira - IBPMG

bottom of page