OS SÍMBOLOS DO ESPIRITO SANTO NA BÍBLIA

Introdução

Como sabemos as palavras são meios pelos quais nos comunicamos. Mas alguém disse: palavras são veículos inadequados para transmitir a verdade. Quando muito apenas revelam a metade das profundidades do pensamento. Então podemos ver na  Bíblia que Deus achou por bem utilizar símbolos para ilustrar ou retratar a ação do Espírito Santo.Devido a nossa  difícil compreensão o Senhor fez uso de símbolos para descrever as operações do Espírito Santo. Vamos enumerar alguns deles aqui para melhorar nosso estudo sobre o Espírito Santo.

1º “Vento: Rûah no hebraico e pneuma no grego, em várias passagens são traduzidas por “vento”, “ brisa”, “fôlego”, e “ar”. Em Gn 2.7 está escrito que havendo Deus formado o homem do pó da terra soprou em suas narinas o fôlego de vida. Algo semelhante aconteceu entre Jesus e seus discípulos. “E havendo dito isto, soprou sobre eles , e lhes disse: recebei o Espírito Santo ( Jo.20:22, Ez 37:7-10). 

2º Fogo: Deus é fogo consumidor (Hb:12.29). Cremos, portanto que esta idéia não se restringe aos juízos divinos, mas também se relaciona à obra de purificação e refinação dos fieis(Is. 4:4; MT. 3:11). O fogo, além disso, aquece e ilumina e pode também alastrar-se. Por isso relacionamos o fogo ao espírito Santo. Este é um de seus símbolos preferido pelos petencostais. O Espírito Santo com fogo.

3º Água: Assim como o fogo e tantos outros podemos relacioná-lo  também à água.A água é um dos elementos  essenciais a vida natural. De igual modo podemos comparar a essencial importância do espírito Santo para a igreja. A água purifica, hidrata,umedece,refresca,dessedenta e inunda. Neste sentido as escrituras referem-se a Ele como chuvas (Jl 2:23); como torrentes (Is: 44.3); como rios (Ez 47:1-12); Jo 7: 37-39) que seriam derramados ou fluiriam abundantemente em nosso meio ou de nosso meio.Assim o Espírito Santo como água Ele nos traz tempos de refrigério.

4º Azeite: Mais uma de suas simbologias é o azeite. Também encontrado como óleo (Sl 90:10); 132:2) “Óleo precioso”. O azeite tem uma larga aplicação na vida oriental. Serve para alimentação, iluminação, lubrificação, vitalizar a pele e os cabelos, para cura de certas enfermidades e feridas. É entre os Israelitas muito conhecido. Estes por sua vez usavam o azeite para a unção de sacerdotes e Reis. Era o azeite da “unção” (Ex.30:22-33).Com este azeite como foi dito se ungia os sacerdotes e Reis para o serviço do Senhor.( ISm.10:1;16:13;IRs1:39;Sl45:7)era também chamado de óleo da alegria(Sl45:7).

5º Pomba: a pomba como símbolo do Espírito Santo mostra sua brandura, doçura, amabilidade, inocência, suavidade, paz, pureza e paciência. Entre os Sírios é um emblema dos poderes vivificantes da natureza. Uma tradição Judaica traduz Gn 1.2 da seguinte maneira: “O Espírito de Deus como pomba pousava sobre as águas”. Cristo falou da pomba como uma simbologia de simplicidade, uma das mais belas características dos discípulos.

A pomba também era ave usada no sacrifício; “ dois pombinhos”.Ele é também um pássaro que leva um símbolo do amor.em cantares de Salomão vemos os escritos deste home de Deus.”Os seus olhos são como os das pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste” (Ct. 5:12). Assim sendo retratamos aqui como símbolo do espírito Santo a leveza e suavidade das pombas.

6º Selo: Essa ilustração exprime a idéia de possuir (Ef. 1: 13; IITm.2:19). A impressão que damos ao colocar o selo como um símbolo e a questão de “sinal”. O selo mostra a autenticação do dono.E um sinal seguro de que algo lhe pertence.Nos crentes em Jesus somos propriedade particular de Deus.Então uso este termo aqui para explicar a segurança que o espírito nos dá como filhos amados.a Bíblia diz que somos selados com o Espírito Santo da promessa.Ele é o penhor da nossa herança celestial. Uma garantia da glória vindoura. Os crentes têm sido selados (Ef.4: 30) , mais devem ter o cuidado para não destruir a impressão deste selo e nós; Pois bem; eis ai alguns símbolos do espírito Santo . Espero que tenha sido abençoado com este estudo.

Pr. Adélcio Ferreira

Imprimir

voltar para O Espírito Santo

left show fwR|left tsN uppercase fwB|left show fwB fsN uppercase|bnull|||news login fwB tsN fwR tsY c05|normalcase fwR c15 fsI|b01 c05 bsd|login news c10|tsN normalcase fwR fsI c15 b01 bsd|signup b01 normalcase bsd c05|content-inner|left show fwR|news fl login fwB tsN fwR tsY c05