AMOR INCONDICIONAL

Dizei a vossos irmãos: Ami; e a Ruama. Oseias 2.1

Hebraico: Ami -meu povo / Ruama = misericórdia

Oséias faz sua caminhada profética na cidade de Samaria. Oséias encontrou, amou e mais tarde se casou com uma jovem mulher chamada Gômer. Ainda que Deus conhecesse bem o desenrolar desse relacionamento, deu sua permissão para que Oséias cassasse com Gômer / ...Disse, pois, o SENHOR a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do SENHOR (Oséias 1:2). Mas com o passar dos tempos o coração de Gômer se afastou do marido e ela foi em busca do amor de outros amantes. Ele também via sua nação, Israel afastando-se de Deus. Muitas bênçãos e vitorias veio sob o reinado de Joás, cujo filho Jeroboão II continuou o seu sucesso militar e prosperidade, durante quarenta e um anos. Contudo o Rei Jeroboão afastou coração do seu povo do Deus de Israel. "E fez o que era mau aos olhos do SENHOR; nunca se apartou de nenhum dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fez pecar Israel" (2 Reis 14:24). O profeta chega a notar que embora a prosperidade era real para seu povo, o mais importante estava longe de Deus, o coração. Este é um mal que temos presenciado hoje em dia. O coração e temor ao Senhor estão distante do povo de Deus, embora haja crescimento, e que até alguns chegam a chamar de avivamento. Como era naqueles tempos vemos hoje a repetição da história. Um povo prospero, com seus cultos mistos, tendo por certo o errado, chamando o mal de bem. Enquanto eles achavam tudo certo, porém, o profeta solitário dizia sempre que este povo cairia diante da máquina bélica da Assíria, a não ser que se arrependesse do seu pecado. Dia após dia, Oséias estava ensinando e levando diante de Deus o fardo de uma nação decadente pesando em seu coração. Noite após noite, passava ele sem dormir, aguardando o regresso da esposa ao lar, tipificando as misericórdias de Deus sobre um povo errante, e adúltero. É o quadro de hoje amados. Profetas como Oséias estão por ai, chorando pelos pecados da nação brasileira, falando a verdade a um povo incircunciso de coração e impuro de lábios, por que as misericórdias do Senhor duram para sempre.  Muito embora Gômer vivesse em adultério, Oséias não quis divorciar-se dela, assim como Deus não deseja perder o seu povo. O que aconteceu depois pode ser avaliado, conforme a mensagem de Deus dada por Oséias ao seu povo no Capítulo 2. Parece que Gômer o abandonou. Sem que venhamos a perceber, muita gente está criando outro deus em seus corações; ou seja, seu amante (deus falso - evangelho falso) tem assumido o lugar do verdadeiro. Provavelmente, quando Gômer abandonou Oséias, pensou que iria melhorar de vida. Mas, sem perceber sua história estava sendo escrita por Deus. A bíblia diz: Porque sua mãe se prostituiu; aquela que os concebeu houve-se torpemente, porque diz: Irei atrás de meus amantes, que me dão meu pão e a minha água, a minha lã e o meu linho, o meu óleo e as minhas bebidas" (Oséias 2:5). Poderia ela estar iludida por promessas de alimentos esdrúxulos e roupas excitantes, dinheiro, ouro, prata como a igreja hoje está vivendo dissolutamente e dizendo Deus fez. Os filhos que esta adultera gerava tinha nomes proféticos.  (Oséias 1:4) Jizreel – significa-se livrar de alguma coisa / Lo-Ruama – desgraça ou sem misericórdia / Lo-Ami – Não meu povo. Deus fez um anuncio profético através dos filhos de prostituição que Gômer deu a Oseias. Para um Judeu o nome é simbólico, como se por exemplo o holocausto fosse marcado por um nome de uma criança, esta criança ao ser chamada em meio a sua casa traria toda lembrança daquele terrível e trágico incidente. Então Oseias ao chamar seus filhos diante de qualquer ancião piedoso, este saberia o estado e a condição de seu povo visto pelos olhos de Deus. Mas como disse Jeremias: As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; Lamentações 3.22. Em Oséias 2:9-23, Deus anuncia um plano para exercer misericórdia, e vai colocar o profeta em uma situação humilhante para isso fazer com seu povo. Para ganhar de volta o seu povo o Senhor trará dureza, privando-o de todos as boas coisas da vida: "Portanto tornarei a tirar o meu grão a seu tempo e o meu mosto no seu tempo determinado; e arrebatarei a minha lã e o meu linho, com que cobriam a sua nudez" (Oséias 2:9). Entender os desígnios de Deus nos faz cada vez mergulhar mais fundo em suas águas. Dia após dia lança seu desafio pessoal, penetrante e poderoso aos recalcitrantes pecadores que devem voltar para Deus. Mediante a pregação deste profeta, Deus convida seu povo errante a regressar. Oferece-lhe misericórdia e perdão, a graça é abundante, a salvação os espera. De humilhada e odiada que foi por seus amantes a esposa de Oseias é colocada à venda como escrava. Cuidado igreja. Não rejeites a correção do Senhor, pois é dura a vida longe de Deus. Neste capítulo 2 do seu livro Oseias anuncia a misericórdia e o resgate do redimidos. Dizei a vossos irmãos: Ami; e a Ruama. (Oseias 2.1)Hebraico: Ami -meu povo / Ruama= misericórdia. Deus quer seu povo de volta, e pagará o que for preciso. A escrava simbolizada por Gômer, é o seu povo. O escravizador a expõe a envergonha e quer por um preço na sua liberdade. Então começa o pregão. Alguém oferece dez peças de prata, outro oferece doze. E Oséias diz: "dou quinze peças de prata". Alguém mais diz: "dou quinze peças de prata e um feixe de cevada". Oséias diz: "dou quinze peças de prata e um feixe e meio de cevada". Soa o martelo e Oséias se apressa em redimir a esposa. "E comprei-a para mim por quinze peças de prata, e um ômer, e meio ômer de cevada" (Oséias 3:2). Enquanto a conduz em seus braços, o povo deve ter dito: é um preço alto pago pela vingança. Por que não apenas deixou que ela fosse vendida como escrava? Por que pagar tanta prata por uma mulher que usou de falsidade? Mas Oséias não comprou sua esposa a fim de puni-la, mas para redimi-la. E ele lhe disse: Tu ficarás comigo muitos dias; não te prostituirás, nem serás de outro homem; assim também eu esperarei por ti, (Oséias 3:3). O que Deus quer nos mostrar com isso é: O que você fazia de sua livre vontade, com alegria e satisfação de fazer, faça agora em santificação e honra ao Senhor, faça agora, não como escrava de uma alegria falsa, inútil, mas como uma possessão adquirida por um alto preço lá na cruz do calvário. Somos a noiva do cordeiro, ele nos comprou por um alto preço.

Tetelestai - está consumado.

Pr. Adélcio Ferreira_IBP

Comentários

ALINE GOULART SILVA em 23/08/2016 13:32:20
Muito forte a mensagem.

Que assim seja.


Amem
Denise em 23/08/2016 13:17:45
Meu Deus!Perfeito!
Glória a Deus por mais esse alerta do Senhor!

Enviar comentário

voltar para Mensagens de texto

left show fwR|left tsN uppercase fwB|left show fwB fsN uppercase|bnull|||news login fwB tsN fwR tsY c05|normalcase fwR c15 fsI|b01 c05 bsd|login news c10|tsN normalcase fwR fsI c15 b01 bsd|signup b01 normalcase bsd c05|content-inner|left show fwR|news fl login fwB tsN fwR tsY c05