Estudos Bíblicos

OS HISTORIADORES DA IGREJA

Eusébio de Cesaréia (260-340)

Escreveu sua História Eclesiástica onde apresenta a história da Igreja desde seu início até 324. A sua Crônica começa com Abraão e vai a 323. Deu estrutura cronológica para toda a história medieval. Escreveu a Vida de Constantino onde louva o imperador. Foi acusado de ser  semi-ariano.

Sócrates

Nasce em Constantinopla e escreveu a história da Igreja de 305 até 439. É um autor não  crítico, ignorava a Igreja no oeste. Ele apresenta uma coleção inestimável de dados e documentos.

Sozomen

Foi criado em Gaza mas viveu em Constantinopla após 406. Apresenta a história de 323 a   439. Foi educado para ser monge. Dá destaque ao monarquismo em detrimento de outros dados como a  verdadeira filosofia cristã. A biografia é a principal força de sua história.

Os "Teólogos" da Igreja

Atanásio(298-373) Assistiu o Concílio de Nicéia, mas aparentemente não foi um grande luminário lá.Após a morte de Cirilo, Atanásio foi eleito bispo de Alexandria em 328. Durante seu bispado foi exilado 5  vezes por Constantino e seus sucessores. Sua força se tornou tão grande, que os últimos dois mandatos do exílio não podiam ser cumpridos. Nesse período a ortodoxia nicena já havia triunfado sobre o     arianismo. Sua vida pode ser dividida em 3 etapas: Antes de Nicéia até 325; luta contra o arianismo    325-361 e período de vitória da ortodoxia, 361-373

João Crisóstomo (345-407)

Foi um grande expositor e orador. Ao princípio advogou segundo seu treino   em direito. Após seu batismo em 368 se tornou monge. Com a morte da sua mãe em 374 seguiu uma vida  extremamente ascética até 380. foi ordenado em 386 e se tornou patriarca de Constantinopla em 398. Foi   banido em 404 por ter denunciado as vestimenta extravagantes da imperatriz, bem como a colocação de   uma estatueta dela em prata na Igreja ao lado de Santa Sofia. Morreu no exílio em 407. Ainda existem    604 dos seus sermões. A leitura destes sermões mostra a força da sua pregação sem o acréscimo da   personalidade de seu autor. A grande maioria destes sermões versam sobre as epístolas de Paulo.

Procurava levar em consideração o contexto e aplicar aos dias dele o sentido literal do texto.

Teodoro de Mopsuéstia (350-428)

Foi príncipe dos exegetas da antiguidade. em contraste com os   alexandrinos, ele com Crisóstomo procuravam proclamar o sentido natural do texto. Foi defensor, pelo   menos em parte, de Nestório. Defendeu insistentemente a integridade da humanidade de Cristo.

Basílio de Cesaréia (329-379) foi instalado na sé de Cesareia em 370. Logo em seguida começou uma   série de negociações teológicas, primeiro com Atanásio e depois com o papa Dâmaso para promover a     reunião das igrejas cismadas pela controvérsia sobre a Trindade. Graças a sua obra de organizador e    legislador criou uma nova concepção da instituição monástica. Colocou como ideal o quadro dos cristãos  em Jerusalém (At:2-4) e destacou daí a obediência ao superior.

Gregório de Nissa (331-395)

Irmão mais novo de Basílio, foi um estudante da Bíblia e de Orígenes. Foi   eleito bispo em 371. Tornou-se o defensor mais avançado do credo de Nicéia. Foi o primeiro a procurar  estabelecer por considerações racionais a totalidade das doutrinas ortodoxas. A filosofia se tornou uma auxiliadora da teologia. Embora divergiu de Orígenes, especialmente em cosmologia, na maior parte   aceitou o ensino deste no que podia acomodá-lo à fé explícita da Igreja.

Gregório de Nazianso (330-390)

Foi eleito bispo em 372, junto com os dois anteriores, procurou   reconciliar as 2 proposições de Atanásio: a identidade de essência entre Pai e Filho com a distinção de  pessoalidade entre Pai e Filho. Os 2 Gregório também procuravam salvar a reputação de Orígenes para a   ortodoxia. Assim adotaram a doutrina de Orígenes que rezava que o Logos uniu-se com a natureza   sensível pela mediação de uma alma humana racional. Acrescentaram que o Logos tomou todas as partes   da natureza humana em comunhão consigo e as permeava.

Jerônimo (347-419)

Foi o autor da Vulgata que ele insistiu traduzir do grego (NT) e hebraico (AT), salvo   os Salmos que já foram traduzidos da Setuaginta (LXX). Jerônimo introduziu dois outros elementos à   Igreja ocidental que tiveram grandes repercussões lá. Introduziu a vida ascética a Europa ocidental. A   importância disto só pode ser avaliada à luz da forma que a Igreja toma na Europa medieval. Introduziu     também Orígenes ao Oeste. Por causa de uma tradução tendenciosa por parte de Rufino, Jerônimo fez  uma tradução ao pé da letra de Orígenes. Mais tarde ficou embaraçado de ter seu nome ligado a   Orígenes. Condenou a doutrina deste, mas sempre admirou seu estilo de escritor. Além de suas traduções  da Bíblia e de Orígenes, Jerônimo é famoso por seus comentários nas Escrituras. Seu primeiro (388) comentário foi sobre Eclesiástes, seguido no mesmo ano por Gálatas, Efésios e Tito. Três anos depois   publicou um sobre 5 dos profetas menores. De 397 até 419 completou os profetas menores, bem como    Jonas, Daniel, Isaias, Ezequiel e Jeremias. E do NT apenas Mateus.

Ambrósio de Milão (340-397)

Foi um grande administrador eclesiástico; pregador e teólogo. Foi a   pregação de Ambrósio que trouxe Agostinho ao evangelho. Era governador imperial da área ao redor de   Milão quando o bispo da cidade morreu em 374. O povo unanimemente queria que Ambrósio aceitasse     ser bispo. Crendo ser isto a vontade de Deus, renunciou ao seu cargo político, distribuiu seus bens aos   pobres e, após sua eleição, iniciou um estudo intensivo das Escrituras. Foi um grande pregador apesar de  sua exposição ser desfigurada pela interpretação alegórica das Escrituras. Resistiu ao imperador  Teodósio, não permitindo-o participar da Ceia até que humilde e publicamente se arrependesse do  massacre dos tessalonicenses. Aparentemente foi Ambrósio que introduziu o cantar de hinos na Igreja  Ocidental.

 

Pr. Adelcio Ferreira

Imprimir

Enviar comentário

voltar para Estudos Bíblicos

left show fwR|left tsN uppercase fwB|left show fwB fsN uppercase|bnull|||news login fwB tsN fwR tsY c05|normalcase fwR c15 fsI|b01 c05 bsd|login news c10|tsN normalcase fwR fsI c15 b01 bsd|signup b01 normalcase bsd c05|content-inner|left show fwR|news fl login fwB tsN fwR tsY c05