Estudos Bíblicos

INÍCIO DA IGREJA

UM BREVE ESBOÇO...

Os primeiros passos da igreja visivelmente aqui neste mundo através de pessoas que se converteram ao evangelho foram no dia de Pentecostes. E se deu em uma cidade chamada Jerusalém (At. 2).

Após o derramamento do Espírito Santo no cenáculo onde se encontravam aproximadamente 120 pessoas em oração aguardando esta promessa do Senhor Jesus, começou-se então a pregação do evangelho por intermédio daqueles que receberam o revestimento de poder. Judeus vindos de diversas partes do mundo conhecido estavam em Jerusalém para a festa do Pentecostes e ouviram a mensagem do evangelho simultaneamente nas línguas das terras de onde tinham vindo: “Estavam, pois, atônitos e se admiravam, dizendo: Vede! Não são, porventura, galileus todos esses que aí estão falando? E como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? Somos partos, medos, elamitas e os naturais da Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia, da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, nas imediações de Cirene, e romanos que aqui residem, tanto judeus como prosélitos, cretenses e arábios. Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus?” (At 2. 7-11).E a Bíblia ainda relata que em apenas uma mensagem pregada por Pedro quase três mil almas se converteram.

E bem clara a interpretação que os novos convertidos levariam a mensagem do evangelho que tinham ouvido as suas cidades de origem. E também é de vital importância notar que todos os novos convertidos eram procedentes da fé Judaica. Mais também podemos salientar aqui que estes novos convertidos eram divididos em três grupos.

a) HEBREUS > Aqueles cujos antepassados tinham residido na Palestina há muitas gerações.

b) GREGOS > Judeus que residiam na Grécia ou em terras que foram conquistadas para o Império Grego sobre a influência de Alexandre Magno. Estes representavam o ramo mais inteligente do Judaísmo.

c) PROSÉLITOS > Estes se constituíam de gentios, pagãos que tinham aderido aos costumes da fé judaica. Embora não sendo muitos, era fácil de encontrá-los nas sinagogas espalhadas pelo Império Romano.

O maravilhoso plano de Deus reconhece apenas três grupos de povos.

A) Israel

b) gentios

c) igreja

I Cor. 10: 32> “Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus”.

O Antigo Testamento vem mostrando-nos como Deus tratava com os gentios por intermédio de Israel como sua Nação e povo escolhido para lhe engrandecer o nome: “Não temas, ó vermezinho de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu Redentor é o Santo de Israel. Eis que farei de ti um trilho cortante e novo, armado de lâminas duplas; os montes trilharás, e moerás, e os outeiros reduzirás a palha.Tu os padejarás, e o vento os levará, e redemoinho os espalhará; tu te alegrarás no SENHOR e te gloriarás no Santo de Israel. Os aflitos e necessitados buscam águas, e não as há, e a sua língua se seca de sede; mas eu, o SENHOR, os ouvirei, eu, o Deus de Israel, não os desampararei. Abrirei rios nos altos desnudos e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em açudes de águas e a terra seca, em mananciais.Plantarei no deserto o cedro, a acácia, a murta e a oliveira; conjuntamente, porei no ermo o cipreste, o olmeiro e o buxo,para que todos vejam e saibam, considerem e juntamente entendam que a mão do SENHOR fez isso, e o Santo de Israel o criou” (Is.41:14-20).

Já o novo testamento introduz e mostra a igreja e revela o plano de Deus acerca da eleição de Israel como instrumento para execução de seus propósitos para com os gentios. Quando olhamos para o Antigo Testamento vemos o Israel de Deus como eleito para mostrar as verdades da Palavra de Deus aos povos. Também como meio de preservar uma ramificação de santidade para que o redentor pudesse chegar até nós hoje. E por uma vez mais poderemos dizer como foi lido nos versículos acima que fazem menção ao Livro do profeta Isaias. Um povo que foi levantado para ser testemunha do poder e da ação de Deus em seu favor. Se olharmos mais uma vez atentamente ao que foi escrito aqui, vamos ver que Israel falhou na ultima missão. Ser testemunha.

Quando ouvi um pastor dizendo isso pude compreender que nos não podemos falhar. A igreja hoje esta na condição de testemunha do Senhor Jesus aqui na terra. Estamos incumbidos de tal tarefa. Testemunhar ao Mundo que Jesus cristo é o Senhor: “Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos” (At. 1:6-9).

Nossa missão e sempre recorrer à santidade e ajuda contíua do Espírito Santo o nosso consolador. Esperando sempre com os olhos fitos no céu de onde aguardamos nossa redenção máxima onde teremos nosso corpo semelhante ao de Cristo Jesus e estaremos para sempre com o Senhor. Enquanto isso sejamos testemunhas fiéis de Cristo Nosso Senhor.

“sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado. Mas se, procurando ser justificados em Cristo, fomos nós mesmos também achados pecadores, dar-se-á o caso de ser Cristo ministro do pecado? Certo que não! Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, a mim mesmo me constituo transgressor. Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gl. 2:16-20).

Deus o abençoe.

PR. Adélcio Ferreira

 

Imprimir

Enviar comentário

voltar para Estudos Bíblicos

left show fwR|left tsN uppercase fwB|left show fwB fsN uppercase|bnull|||news login fwB tsN fwR tsY c05|c15 fsN normalcase fwB|b01 c05 bsd|login news c10|tsN normalcase fwR fsI c15 b01 bsd|signup b01 normalcase bsd c05|content-inner|left show fwR|news fl login fwB tsN fwR tsY c05