ENOQUE. O TIPO DE CRENTE QUE EU QUERO SER.

E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou (Gn : 5. 21-24).

 

A Bíblia nos mostra um relacionamento entre Deus e um homem chamado Enoque. Este mísero mortal que obteve de Deus um grande testemunho. Assim como tantos outros. Mais com uma diferença: Enoque andou com Deus; e Deus o tomou para si; diz a Palavra. Enoque andava com Deus, assim como eu e você andamos com uma outra pessoa nesse mundo. Enoque desfrutava da mesma intimidade e confiança que temos em nossos melhores amigos, cônjuges, pais etc. A cada novo dia que iniciava, descia Deus à onde Enoque residia e com ele passava o dia todo, chegando o final do dia, eles retornavam para a casa de Enoque, onde Deus se despedia dele, até encontrá-lo no dia seguinte novamente. Pois esta é a visão que posso ter, olhando pela revelação de Deus que temos hoje. Onde o Espirito de Deus habita continuamente no homem. Com isso quero te levar a entender que o nosso Deus ama o ser por Ele criado. E nos leva a pensar profundamente em ter um relacionamento mais sério e de total intimidade com Ele.

E estes dois personagens marcaram a sua história na Bíblia com um relacionamento que acaba neste mundo mais permanece na eternidade. Um certo dia Deus no final de mais uma caminhada chega para Enoque e fala: Chega de todo dia a gente se despedir e Eu só te encontrar no dia seguinte. E a Bíblia diz: E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. Este tomou para si, não quer dizer que Enoque se viu forçado por Deus a estar com ele. Eu vejo isso como um relacionamento perfeito entre o Criador e o ser criado. Enoque foi em sua geração um homem irrepreensível e sincero, puro, santo, não se deixou levar pelas influências daquele povo, mas influenciou-os com seu comportamento. Encontrar hoje pessoas com este perfil, ou seja, sinceridade, não é fácil, é sim possível. Deus não mais podia deixar Enoque no meio de uma geração perversa e corrupta. Assim como a igreja não ficará perdida em um mundo onde a corrupção vai imperar. O Senhor nos tomará para si.

Enoque tinha sobre si uma autoridade profética, pois andava com Deus. Condenava o pecado e viva uma vida de santidade: Judas 1:14-15: “Para estes também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor com os seus milhares de santos, para executar juízo sobre todos e convencer a todos os ímpios de todas as obras de impiedade, que impiamente cometeram, e de todas as duras palavras que ímpios pecadores contra ele proferiram”.

Enoque, como diz a Palavra, pelo seu andar com Deus foi transladado, ou seja, transportado para os céus. Vamos ser uma geração como a de Enoque, aquela que anda com Deus, tem caráter, obediência, fé e autoridade profética. A recompensa de Enoque foi maravilhosa. Não passou pela morte viveu continuamente e até hoje vive com o Senhor.

Pr. Adélcio Ferreira

REVISTA ULTIMATO - ONLINE

 

Imprimir

Enviar comentário

voltar para Palavra Pastoral

left show fwR|left tsN uppercase fwB|left show fwB fsN uppercase|bnull|||news login fwB tsN fwR tsY c05|normalcase fwR c15 fsI|b01 c05 bsd|login news c10|tsN normalcase fwR fsI c15 b01 bsd|signup b01 normalcase bsd c05|content-inner|left show fwR|news fl login fwB tsN fwR tsY c05