A VIDEIRA, OS RAMOS, A PODA E O CORTE

 

A videira , o lavrador, os ramos, o corte e a poda.

No relato encontramos 3 alegorias:  Videira (Jesus)  /  Lavrador (Deus)  / Ramos (Cristãos)

1 – A videira é Jesus

Jesus acabara de realizar a sua última ceia (Mt 16.17-30), Canta um hino (Mt 26.30), e sai a caminho do monte das Oliveiras aonde viria a ser entregue por Judas. Entre a saída do cenáculo da última ceia e o monte das Oliveiras, ele narra vários ensinamentos aos seus discípulos descritos nos capítulos 14 á 17 do evangelho escrito por João.

Um de seus ensinamentos é: Eu sou a videira verdadeira”. Interessante, é por que Ele falava com seus apóstolos, que são judeus por natureza, e os judeus conhecia uma videira “falsa”, que não teve a capacidade de produzir frutos. Isaías nos ensina: “Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? E como, esperando eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas?” (Is 5.4). E no seguintes versículos diz: “Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel…” (Is 5.7). A casa de Israel, era a videira que não tinha dado certo, era a ela que Jesus ao declarar: “Eu sou a videira verdadeira”, fazia com que seus apóstolos entendessem que se a “antiga videira” não deu certo, agora a nova, a verdadeira videira, não teria de forma alguma falhas.

Jesus disse que é a videira verdadeira para mostrar como funciona nosso relacionamento com Ele. Jesus é a videira, nós somos os ramos que dependem dEle e o Pai é o agricultor que cuida de nós. Em Cristo podemos dar muitos frutos. A videira verdadeira. Em João 15:1, Jesus explicou que Ele é a videira verdadeira, porque somente nEle temos vida. Não existe outra fonte de vida. A videira sustenta e alimenta os ramos. Sem Jesus, morremos. A Bíblia diz que quando uma pessoa é salva, Jesus mora dentro dela. Espiritualmente, a pessoa morreu para o pecado, junto com Jesus na cruz, e agora recebe nova vida em Jesus. Assim como a seiva da videira dá vida aos ramos, Jesus dá vida aos seus seguidores (Gálatas 2:20).

Jesus também disse que  nós precisamos dEle para poder  dar fruto (João 15:4-5). Precisamos estar unidos com Jesus, recebendo vida dEle, para crescermos e sermos produtivos. Sem Jesus, não podemos fazer nada. Somos dependentes de Jesus. Assim como o ramo que não está unido à videira morre e seca, quem se afasta de Jesus fica sem vida (João 15:6). Os galhos secos, sem vida, serão destruídos no fogo mas quem está unido a Jesus tem a vida eterna.

2- Meu Pai é o lavrador.

O primeiro elemento de comparação feita por Jesus nós já vimos que é a videira, agora o segundo que é o Lavrador, ao qual o próprio Cristo nos revela que é seu Pai, o Deus Pai. Deus, como lavrador, tem pelo menos duas funções as quais a Bíblia nos relata no Vs. 2, desta passagem. (Podar – Cortar os ramos da videira)

Poda: Na jardinagem, poda, podadura ou desbaste é o ato de se retirar parte de plantas, arbustos e árvores,cortando-se ramos, rama ou braços inúteis. Pode ser periódico. Favorece o crescimento das plantas, formando-as, tratando-as e renovando-as. No cristianismo, ou nos ensinamentos de Jesus a poda significa as aflições dos santos, dos salvos.Porém não  para que eles morram , mas para que dê mais frutos ainda. A bíblia nos ensina: pois o Senhor disciplina a quem ama, e educa todo aquele a quem recebe como filho.  Suportai as dificuldades, aceitando-as como disciplina; Deus vos trata como filhos. Ora, qual o filho que não passa pela correção do seu pai?Hebreus 12.6-7. Este momento em que parece que as coisas vão mais devagar é o momento de limpeza , para poder produzir mais frutos, é o momento aonde você tem que fazer uma introspectiva de si mesmo. Os periodos de lutas e dificuldades são companheiros de verdeiros cristãos. Paulo escrevendo a Timóteo ele diz: Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. 2Tm 3.12, O apostolo Paulo soube o que é passar pela poda de Deus, e realmente ele deu muito fruto.

Outra perspectiva também é que a limpeza e a doçura do fruto podem ser produzidos pela Palavra. “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15.3)O momento de limpeza na videira, é quando retiram as folhas para na próxima frutificação, vir mais frutos. Está na hora de praticar a palavra e assim retirarmos as “folhas” em nossas vidas que não servem para muitas coisas, e as vezes estão só ocupando espaço, produzindo sombra , porem sem frutos.

3-  Os ramos e o corte.

Na minha interpretação segundo diz os comentários de John Gill sobre o novo testamento é que, os  ramos improdutivos são cristãos que deixaram de produzir frutos / ou nunca deram frutos, e apostataram sua fé, só lhes restando agora serem cortados definitivamente, juntados e lançados no fogo naquele grande dia. Os cristãos verdadeiros , ou seja, os genuínos seguidores de Cristo que verdadeiramente desfrutam de uma ligação intima com Ele, produzem frutos, e os impostores, que também o seguem, que professam estar nele, mas que são incapazes de realmente produzir frutos, são estes os ramos que o Pai corta (Vs2) . Estes ramos ruins e improdutivos são cortados de entre os ramos produtivos, e finalmente são ajuntados e lançados no fogo. Imagine você uma videira e os ramos para que possa entender melhor esta alegoria que Jesus faz no capitulo 15 do evangelho de João.Dissemos que o contexto em que Jesus pronunciou essas palavras é muito importantes para sua interpretação. Vejamos o seguinte. Naquela mesma noite, um de seus discípulos mais próximos haveria de traí-lo. Considerando isso, e se deparando com a insistente repetição do verbo (permanecer - permanece) que aparece nesse ensino, a figura de Judas Iscariotes se torna importante. Pouco antes, Jesus também já havia dito que nem todos que o acompanhavam estavam realmente limpos (João 13 11). Porque bem sabia Ele quem o havia de trair; por isso disse: ( Nem todos estais limpos). Judas Iscariotes havia estado tão perto de Jesus, tinha desfrutado de uma relação tão próxima com Ele, tinha sido instruído sobre a verdade do Evangelho, presenciou e participou de obras incríveis que comprovavam que Jesus era o Filho de Deus, mas ainda assim ele partiu, caminhando para sua própria destruição, considero aqui um ramo que foi cortado. Não produziu fruto. E assim foi lançado fora a semelhança do ramo que é cortado , seca e é lançado no fogo.

- Segunda ponto de interpretação não de nossa confissão de fé.

Outros defendem que todos os ramos também são cristãos verdadeiros, porém, diferente da interpretação acima, o fato de serem cortados não implica na perda da salvação, mas sim numa disciplina por parte de Deus.

Para defender essa interpretação, é levado em conta que o verbo grego traduzido como “cortar” também pode ser traduzido como “suspender”, no sentido de “levantar”. Assim, ao invés da palavra “cortar”, a palavra “suspender” seria a tradução mais apropriada para se referir aos ramos improdutivos, que, após serem levantados, poderão receber os cuidados necessários para que possam produzir frutos. (claro que isso é uma interpretação que não é aceita em nossa teologia), uma vez que consta de uma inverdade. Salvo , salvo para sempre.

Não cremos assim, porém que: ser cortado e lançado no fogo, e a apostasia ou cristão que nunca foram autênticos crentes , porem estavam na igreja(templo) por outros motivos e nunca pela causa do Senhor: Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mateus 7:22,23.

Que o Senhor Deus nos ajude a sempre ser frutíferos no seu Reino e que naquele dia ouçamos o Senhor nos dizer: Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Mateus 25:34.

 

Deus abeçoe a todos.

Pr. Adélcio Ferreira

Pastor presidente das Igrejas Batista da Provisão - MG

 

 

Enviar comentário

voltar para Palavra Pastoral

left show fwR|left tsN uppercase fwB|left show fwB fsN uppercase|bnull|||news login fwB tsN fwR tsY c05|normalcase fwR c15 fsI|b01 c05 bsd|login news c10|tsN normalcase fwR fsI c15 b01 bsd|signup b01 normalcase bsd c05|content-inner|left show fwR|news fl login fwB tsN fwR tsY c05